Depois de 12 anos, Leão e Papão terão duelo no Brasileiro

Pela 8ª rodada da Série C, bicolores empataram com o Luverdense, no Mangueirão, e azulinos perderam fora para o São José. Rivais aquecem as turbinas para o grande clássico.

seg, 17/06/2019 - 10:30

O Paysandu empatou por 0 a 0 com o Luverdense-MT, sábado (15), no estádio Mangueirão, em Belém, valendo pela 8ª rodada da série C do Brasileirão. O Papão completou oito jogos sem vitória. Vale lembrar que a partida foi disputada no Mangueirão a pedido do Paysandu, para evitar a pressão da torcida. 

O Remo, pela mesma rodada, perdeu a invencibilidade ao ser derrotado pelo São José-RS, por 1 a 0, fora de casa. Leão e Papão agora se preparam para o Re x Pa de domingo (23), pela 9ª rodada, após 12 anos em divisões diferentes. O Remo é o segundo colocado e o Paysandu, o quarto. Veja a classificação do Grupo B da Série C aqui. 

Os rivais vão se encontrar na Série C do futebol brasileiro após já terem travado batalhas nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, em anos anteriores.

O último ano em que os rivais se enfrentaram foi em 2006 na Série B. No primeiro jogo, o Paysandu venceu com dois gols do atacante Balão e se aproximava do G4, enquanto que o Remo amargava a lanterna da Segundona. No returno, o Remo não brigava pelo G4, mas para se manter e vinha de vitórias expressivas. Com um show de Alex Oliveira, o Leão derrotou o Paysandu por 3 a 1 e encaminhou o rebaixamento do rival para a Série C.

Contra o Luverdense, o Paysandu começou a partida sob comando do técnico interino Marcelo Rocha (Hélio dos Anjos viajou para uma festa de casamento). O time bicolor estava melhor, marcando mais e tendo mais posse de bola. 

Com 12 minutos de partida, Tiago Luís chutou rasteiro à direita do goleiro do Luverdense e quase abre o placar. Edson jogou para fora. 

Em seguida foi a vez do Luverdense-MT com Jefferson, que chutou rasteiro também, mas Mota agarrou. Outro lance perigoso do Luverdense foi de Gabriel, que sozinho arriscou de longe, mas a bola passou à direita do goleiro Mota.

Com a expulsão de Toni, pelo Paysandu, e Elder, do Luverdense, no segundo tempo, os times ficaram desfalcados. Apenas no início o Papão mostrou garra e confiança, com a ajuda e Elielton.

Aos 9 minutos, Tiago Luís apareceu e chutou forte para o gol, mas o goleiro Edson espalmou. O Paysandu estava com mais velocidade e a torcida estada acreditando que nesse segundo tempo tudo ia mudar, mas infelizmente não foi dessa vez. 

O Luverdense-MT tambem não estava bem em campo, principalmente por conta da sua situação na tabela, é o vice-lanterna e precisa marcar pelo menos um gol para sair do Z4. O 0 a 0 ficou ruim para as duas equipes.

O Paysandu volta a campo no domingo, dia 23, para o clássico Rei da Amazônia, contra o Clube do Remo, no estádio Mangueirão, em Belém, às 18 horas, fechando a 9ª rodada da Série C.

Fato triste da partida foi a morte de um torcedor bicolor, Josemar Ribeiro Júnior, 47 anos, vítima de infarto, no estádio. A diretoria do Paysandu divulgou nota em que lamenta o ocorrido, "no acesso às arquibancadas do estádio Mangueirão, antes da partida contra o Luverdense-MT".

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), também lamentou a morte de Josemar. A Seel divulgou nota em que afirma que "todas as manobras de ressuscitação cardiorrespiratória foram executadas pela equipe médica do Mangueirão e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) durante o período de 1 hora e 15 minutos". 

Segundo ainda a Seel, "o ambulatório da Sespa instalado no Mangueirão dispõe de toda estrutura necessária para qualquer ocorrência de urgência, incluindo uma ambulância para remoção nos casos necessários". A nota conclui com a informação de que "a Seel informa, ainda, que a família recebeu toda a assistência da equipe médica e do estádio. O governo se solidariza com familiares e amigos do torcedor".

Ficha Técnica

Paysandu: Mota; Tony; Micael, Perema; Bruno Collaço; Uchôa, Leandro Lima; Tiago Luís (Paulo Rangel); Vinícius Leite (Pimentinha), Diego Rosa (Elielton) e Nicolas. Técnico (interino): Marcelo Rocha.

Luverdense: Edson; Tavares (Pedro Costa), Helder; Lucas; Jefferson Recife; Moisés, Abu; Juninho Tardelli; Gabriel; Lorran (Fábio) e Anderson Ligeiro. Técnico: Junior Rocha.

Reportagem de Mônica Suellen. (Com informações da Seel e assessoria do Paysandu).

COMENTÁRIOS dos leitores