50 camisas icônicas: Timão e Mengo são citados na França

Tradicional revista France Football fez uma lista com os uniformes mais míticos do futebol mundial

por Alex Dinarte ter, 07/04/2020 - 16:39

Donos das duas maiores torcidas do Brasil, Corinthians e Flamengo foram notícia na revista esportiva francesa "France Football" nesta terça-feira (7). Entretanto, a homenagem da tradicional publicação do universo futebolístico não citou a quantidade de simpatizantes nem o momento mágico de conquistas recentes do Mengão, tampouco a última década de domínio do Timão em número de títulos. A referência aos representantes brasileiros se deu junto a outras 48 camisas mais icônicas da história do futebol mundial.

O Corinthians é citado na 24ª posição da lista elaborada pela France Football. A camisa histórica de 1982 e 1983 marcou muito mais do que a conquista do bi-campeonato paulista naqueles dois anos. O uniforme também representa o tempo em que atletas como Sócrates (1954-2011), Wladimir, Zé Maria, Casagrande, Zenon e dirigentes como Adilson Monteiro Alves lideraram a Democracia Corinthiana.

O movimento interno do clube ganhou visibilidade em todo o Brasil, que vivia sob ditadura militar (1964-1984), e colaborou com o processo de redemocratização do país. "Mais que um clube. Uma instituição que faz parte da história do Brasil. O Corinthians, que teve lendas como Garrincha, Sócrates e Ronaldo, pediu que seus 40 milhões de torcedores fossem às ruas participar da história local. Em 1982, na final do Campeonato Paulista, os jogadores entraram com uma faixa com a inscrição 'Dia 15 Vote', incitando a população a exercer o direito de votar", cita a publicação.

Camisa histórica do Corinthians é lembrada pela revista France Football. Foto: Reprodução/Facebook

Já o Flamengo ocupa a posição de número 43 na tabela da revista. A mítica camisa rubro-negra que vestia Raul, Leandro, Zico, Adílio, Junior, Andrade, Nunes e outros grandes craques da história do Mengão entre as décadas de 1970 e 1980 encheu os olhos do mundo com o título conquistado pelos cariocas no ano de 1981. Além do mundial, no mesmo ano "o mais querido" venceu a Libertadores da América e três vezes o Campeonato Brasileiro em 1980, 1982 e 1983.

Dois ícones do futebol: Zico e a camisa rubro-negra. Foto: Flickr

"Paixão rubro-negra profunda. Na cidade do samba e da alegria e, sobretudo, das cores, o Rio de Janeiro, ver artistas brincando de rubro-negro traz um contraste sagrado. No entanto, essas são as cores históricas do clube mais popular do Brasil. Na época, o Mengão viu outros nomes tomarem conta do futebol local, mas estava esperando para entrar na era de ouro", reverencia a revista bi-semanal.

Junto ao rubro-negro da Gávea e ao alvinegro de Parque São Jorge, a revista francesa também presta três homenagens à seleção brasileira. A camisa canarinho campeã da Copa do Mundo em 1970, no México, é a 4ª na lista. Outro uniforme citado na publicação é o do segundo mundial disputado em solo mexicano, no ano de 1986, na posição 28. Já a peita da primeira conquista do Brasil em Copas, no ano de 1958, é mencionada no 49º. lugar.

COMENTÁRIOS dos leitores