Delegação brasileira tem 180 atletas na Olimpíada 2021

Expectativa do Comitê Olímpico é ter cerca de 250 representantes na próxima edição dos jogos

por Alex Dinarte qua, 06/01/2021 - 16:52
Ricardo Bufolin / Confederação Brasileira de Ginástica A carioca Flávia Saraiva vai disputar os Jogos Olímpicos pela segunda vez Ricardo Bufolin / Confederação Brasileira de Ginástica

Há pouco menos de 200 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, programados para acontecer entre os meses de julho e agosto de 2021, o Brasil tem 180 atletas qualificados para a disputa do ouro na capital do Japão. Em dezembro do ano passado, o atletismo foi a última modalidade a somar integrantes à delegação brasileira, que vai atravessar o mundo para participar do evento cancelado no ano passado, devido à pandemia de coronavírus.

Além da vaga assegurada para as categorias femininas e masculinas de esportes coletivos, como handebol, futebol, rúgbi, vôlei e vôlei de praia, os atletas das modalidades individuais também representarão o Brasil na Tóquio-2021. Esportistas como Ana Marcela Cunha (maratona aquática – 10km), Ana Sátila (canoagem slalom), Flávia Saraiva (ginástica artística), Maria Ieda Guimarães (pentatlo moderno), Nathalie Moellhausen (esgrima), Felipe dos Santos (decatlo), Hugo Calderano (tênis de mesa), Ítalo Ferreira (surfe), João Menezes (tênis) e Paulo André (atletismo) vão em busca da tão sonhada medalha olímpica. Na delegação brasileira também há espaço para quem já subiu no pódio e ostenta o ouro olímpico, como Arthur Zanetti (ginástica artística), Isaquias Queiroz (canoagem), Thiago Braz (atletismo), além do medalhista de prata Marcus D’Almeida (tiro com arco).

As seletivas pré-olímpicas, canceladas no ano de 2020, ainda ocorrem durante os meses que antecedem os Jogos de Tóquio. Ainda há chances para atletas brasileiros em modalidades como atletismo, judô, polo aquático, nado artístico, hipismo, natação e ginástica rítmica. De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, o país deve ter cerca de 250 atletas classificados para as Olimpíadas. O número representa pouco mais da metade dos esportistas que representaram a bandeira brasileira na última edição da disputa, realizada no Rio de Janeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores