Orçamento da Fifa para 2022 não prevê Mundial de Clubes

Plano da Fifa é realizar, além da Copa do Mundo do Catar, torneios de seleções de base femininas, eliminatórias da Copa do Mundo Feminina e uma Copa do Mundo de eSports

por César Lui qui, 25/03/2021 - 10:34
Kurt Schorrer/FIFA Presidente da Fifa, Gianni Infantino, em teleconferência em 19 de março Kurt Schorrer/FIFA

O Mundial de Clubes pode não acontecer em 2022. Divulgado pela Fifa, o orçamento do ano não prevê gastos com o torneio interclubes, contemplando apenas torneios de base do futebol feminino, eliminatórias da Copa do Mundo Feminina e uma Copa do Mundo de eSports, além, logicamente, da Copa do Mundo do Catar, que será realizada em novembro.

A pandemia e a reestruturação do calendário dos torneios de seleções, fez com que a ideia da Fifa de um novo modelo, mais atrativo, para o Mundial de Clubes, se complicasse. A ideia era realizar o Mundial no lugar da extinta Copa das Confederações, que servia de evento teste para o país sede da Copa do Mundo.

A ideia do presidente Gianni Infantino é aumentar para 24 clubes participantes, sendo eles oito da Europa, oito da América do Sul e as outras vagas distribuídas pelo resto do mundo, entre África, Ásia, Concacaf, Oriente Médio e Austrália/Oceania.

O intuito é estimular o futebol de clubes no mundo inteiro, colocando mais atrativos, do que apenas uma partida, de um único grande clube. De fato, dessa forma, os olhos de todos estariam voltados para a competição.

Outro fator para não mudança ainda em 2021, é o fato da Fifa ainda ter contrato com a empresa chinesa de comércio online Alibaba para o Mundial até 2022. Sendo assim, teve que manter o formato com sete clubes para 2021. O torneio desse ano será realizado no Japão, em dezembro.

Por enquanto, não há confirmação para 2022, mas com a falta de espaço no orçamento, a não realização deve servir para se adequarem ao novo formato que está em planejamento.

COMENTÁRIOS dos leitores