Confira tudo sobre os finalistas da Libertadores

Palmeiras e Flamengo decidem o campeonato em novembro; é quarta vez que o confronto final será entre equipes brasileiras

por Vinícius Tomei qui, 30/09/2021 - 19:02
Flickr//Roberto Sabino Flickr//Roberto Sabino

As equipes que vão disputar a final da Libertadores 2021 foram decididas nesta semana. O Palmeiras se classificou sobre o Atlético Mineiro, na última terça-feira (28), e o Flamengo passou pelo Barcelona de Guayaquil, nesta quarta-feira (29). Com isso, essa será a 4ª final disputada entre equipes brasileiras. O LeiaJá preparou um conteúdo especial sobre a história de cada equipe finalista na competição internacional:

• Palmeiras

O primeiro finalista percorreu um caminho difícil até a decisão. O verdão enfrentou o Universidad Católica nas oitavas de final; São Paulo nas quartas; e o Atlético Mineiro nas semifinais. Além disso, a equipe quebrou um tabu diante do São Paulo, o Palmeiras nunca se classificou sobre o rival em jogos de mata a mata na Libertadores.

O atual campeão da competição é o time brasileiro com mais participações (21), maior número de vitórias (116), mais gols marcados (390), mais jogos na competição (209), mais vitórias em casa (71) e mais vitórias como visitante (44) da Libertadores. O Palmeiras também empatou com o São Paulo em números de participações nas finais (6). No último confronto, a equipe de Abel Ferreira ampliou o recorde de invencibilidade fora de casa da competição, com 15 jogos sem perder como visitante.

Abel Ferreira é o 3° técnico europeu a conquistar a Libertadores e o primeiro a chegar em duas finais consecutivas. O técnico português é o 2° treinador com mais vitórias pelo clube na competição (13), empatado com Vanderlei Luxemburgo e atrás de Luiz Felipe Scolari (23). No atual elenco alviverde, apenas o atacante Willian e o lateral Marcos Rocha (que está fora da decisão pela soma de cartões amarelos) possuem duas Libertadores no currículo - Rocha venceu em 2011 pelo Atlético Mineiro, já o Willian conquistou pelo rival Corinthians, em 2012.

• Flamengo

O Flamengo teve um caminho menos complicado até a final. O 'malvadão' passou por Defensa y Justicia nas oitavas de final; Olímpia nas quartas; e o Barcelona de Guayaquil na semi. Além disso, a equipe está invicta na competição com nove vitórias e três empates.

A equipe rubro-negra vive seu melhor momento na libertadores, com a melhor sequência de vitórias, maior sequência invicta da história da libertadores (17 jogos), dois jogos sem sofrer gols e seis jogos consecutivos com gols marcados. Renato Gaúcho também faz história na competição, o técnico se isolou como o treinador com o maior número de vitórias na história da Libertadores, com 50.

Renato conhece a competição como poucos: o comandante é o único brasileiro a conquistar o título como jogador (1983) e treinador (2017), ambos pelo Grêmio. O técnico chegou a duas finais de Libertadores, uma com o Grêmio (2017) e outra com o Fluminense (2007) - o tricolor carioca perdeu a final para a LDU de Quito. Agora em sua 3ª final, o treinador tem em suas mãos uma das melhores equipes da história do Flamengo.

 Final

A final será disputada em Montevidéu, no Uruguai, em 27 de novembro, no Estádio Centenario, o horário da partida está em definição. O confronto é em jogo único, em caso de empate teremos prorrogação e pênaltis (se necessário). A última vitória do Verdão sobre o Flamengo foi em 2017, de lá para cá, tivemos cinco vitórias do Fla e quatro empates. O palco da decisão é o principal estádio do Uruguai e a casa da seleção celeste.

COMENTÁRIOS dos leitores