Tenista Peng Shuai faz aparição em torneio na China

dom, 21/11/2021 - 10:01
STR / AFP A tenista chinesa Shuai Peng STR / AFP

A chinesa Shuai Peng, tenista que estava desaparecida, fez uma aparição pública, neste domingo (21), em um torneio de tênis em Pequim, na China, segundo fotos oficiais do evento.

As imagens foram divulgadas, inicialmente, por um jornalista da mídia estatal chinesa em sua rede social. Na sequência, a presença da atleta no evento foi confirmada na página oficial do evento, organizado pela China Open.

A aparição de Shuai Peng acontece após pressão internacional para a divulgação de informações sobre sua saúde. A tenista estava desaparecida desde que acusou o ex-vice-premiê Zhang Gaoli, um importante político do Partido Comunista chinês, de tê-la abusado sexualmente.

A denúncia foi feita no início de novembro na rede social Weibo, mas logo foi excluída. Desde então, não se tinha notícias da tenista. A Associação de Tênis Feminino (WTA), inclusive, ameaçou deixar a China fora do circuito profissional em virtude da falta de esclarecimentos sobre o desaparecimento.

Em alguns vídeos divulgados hoje, Shuai Peng aparece com uma jaqueta azul e calça branca autografando bolas de tênis para crianças. A WTA, porém, acredita que as imagens não são suficientes para atestar que a ex-número 1 do mundo nas duplas esteja livre de perigo.

Além disso, o repórter Shen Shiwei fez questão de focar na data do evento, para não deixar dúvidas de que ela está viva. Mais cedo, Hu Xijin, editor-chefe do Global Times, periódico publicado pelo People's Daily, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês, já havia publicado três vídeos que mostravam Shuai Peng em Pequim, mas que geraram dúvidas.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores