Portuguesa planeja virar SAF, mas não espera por 'Ronaldo'
"Os grandes ídolos da Portuguesa, os que mais ganharam dinheiro, não fariam esse tipo de coisa pelo clube", disse o presidente à Gazeta Esportiva
Seguindo a onda de alguns clubes tradicionais, a Portuguesa de Desportos (SP) tem planos para se tornar um clube-empresa nos próximos meses. Segundo a Gazeta Esportiva, já há conversas com possíveis investidores para que a Lusa se torna uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), assim como aconteceu no Cruzeiro e caminha no Botafogo e no América Mineiro.
Em entrevista ao site Gazeta Esportiva, o atual presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira afirmou que o clube já iniciou os planos para se tornar clube-empresa.
“A gente vai começar a fazer um organograma diferenciado dos que já existiam aqui, muito ligado ao clube. Esse organograma deve começar a partir de janeiro. Feito isso, que é o primeiro passo, de reorganização administrativa e financeira, a gente vai para o segundo passo, o de segurança jurídica para fazer a separação do clube e do futebol", explicou.
Investidores em vista
Castanheira revelou que já conversa com três investidores , mas descartou a possiblidade de um antigo ídolo da Portuguesa comprar ações, como fez Ronaldo com o Cruzeiro recentemente.
“Os grandes ídolos da Portuguesa, os que mais ganharam dinheiro, não fariam esse tipo de coisa pelo clube. Então, esse modelo do Cruzeiro, para nós, esquece”, afirmou o presidente.
Do topo ao ostracismo
Tendo disputado a série A do Brasileirão pela última vez em 2013, a Portuguesa entrou em uma onda de ostracismo e após a punição que a fez ser rebaixada, afundou de divisão tanto nacionalmente, como no seu estado.
Atualmente disputando a série A2 paulista e tentando vaga a próxima série D do brasileiro, o clube precisa realizar alguns ajustes para aderir à SAF, principalmente na área jurídica e administrativa.
Na história, a Portuguesa tem tradição e é com ela que o clube espera se reerguer. São 3 títulos de Campeonato Paulista e 1 título da Série B do Brasileirão em 2011, além do vice campeonato da Série A, em 1996.