França se recusa a jogar Mundial de Vôlei na Rússia

A seleção francesa detém o ouro olímpico e é treinada por Bernardinho

ter, 01/03/2022 - 11:56
Divulgação/FIVB Seleção francesa de vôlei Divulgação/FIVB

O presidente da Federação Francesa de Vôlei, Eric Tanguy, afirmou que o país não vai jogar o Campeonato Mundial se a competição for mantida na Rússia. A troca do país-sede ainda não foi confirmada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

O Campeonato Mundial de Vôlei está previsto para o dia 26 de agosto. A França é a atual campeã olímpica e hoje é dirigida pelo treinador brasileiro Bernardinho.

Em nota, Tanguy disse que o conflito armado impede que a seleção participe do evento.

"A segurança de nossos caros cidadãos é nossa prioridade e faremos tudo ao nosso alcance para garanti-la durante as competições nacionais ou internacionais. No contexto e na situação atual, a França não participará do Campeonato Mundial, caso sua organização se mantenha na Rússia", apontou em nota. 

No sábado (26), a FIVB suspendeu duas rodadas da Liga das Nações na Rússia, esperadas para junho e julho. 

Outras sanções no Esporte

A invasão ao território ucraniano imposta por Vladimir Putin, também fez o país perder a etapa da Fórmula 1 em Sochi, marcada para setembro. 

A FIFA também foi retirou a Rússia da Copa do Mundo deste ano, e dificilmente, vai manter as partidas da repescagem europeia em seu território. Polônia, Suécia e República Checa se recusam a jogar no país.

COMENTÁRIOS dos leitores