Últimas campanhas do Santa Cruz ligam alerta na torcida

Retrospecto recente mostra que time tem falhado em momentos decisivos

por Luan Amaral qua, 13/07/2022 - 08:00
Reprodução/Facebook Santa Cruz joga a ultima rodada da primeira fase sonhando com classificação Reprodução/Facebook

O Santa Cruz depende apenas das suas forças para se classificar para a próxima fase da Série D. Além disso, o clube ainda decide suas aspirações na temporada dentro de casa e empurrado pela torcida. Em tese, tudo está favorável ao Tricolor do Arruda, mas o retrospecto recente pode e deve deixar os tricolores no mínimo desconfiados.

Deixando de lado a temporada passada em que o clube sempre esteve mais perto da queda - que acabou por se confirmar - do que do acesso, a equipe, nas temporadas de 2018, 2019 e 2020, também dependia apenas das suas forças e acabou decepcionando nas três ocasiões.

Começando pela Série C de 2018. O Santa Cruz se classificou na 3ª colocação com 28 pontos, sete vitórias, sete empates e quatro derrotas. Nas quartas de final, o time até começou bem o mata-mata de acesso e venceu o Operário-PR em casa por 1x0 com gol salvador de Vitor cobrando falta. Mas o jogo da volta foi de amplo domínio adversário, que venceu por 3x0 e subiu de divisão.

Em 2019, de novo na C, a “nova barreira” do Santa Cruz foi a primeira fase. A desclassificação ainda teve o sabor amargo de acontecer para o rival Náutico. que inclusive já estava classificado para a fase seguinte. Ainda assim, o Timbu venceu nos Aflitos, em dia de inspiração de Jean Carlos. Bastava ganhar essa partida para o Santa chegar a 4ª colocação e passar de fase.

Em 2020, o clube coral fez uma primeira fase de Série C quase perfeita, com apenas 3 derrotas em 18 jogos. Mas o time não conseguiu repetir o rendimento na segunda fase e ficou em 3° lugar, a dois pontos do acesso à Série B.

Que seja diferente agora. Basta vencer o Lagarto-SE, no sábado (16), e avançar de fase. O Tricolor, neste caso, pode até perder, mas vai depender de uma sequência de resultados para se classificar. E, como vimos, é melhor não deixar na mão do destino e cumprir seu papel. 

--> A matemática para o Santa Cruz passar de fase na Série D

COMENTÁRIOS dos leitores