Santa nunca venceu Democrata, adversário na Copa do Brasil
Os dois times, no entanto, não se enfrentam há 28 anos
O Santa Cruz entra em campo nesta terça-feira (28), às 19h30, para enfrentar o Democrata GV, no Mamudão, pela primeira fase da Copa do Brasil. O clube classificado será premiado com R$ 900 mil. Só por participar da primeira fase, ambos receberão R$ 750 mil cada. Apesar de jogar pelo empate, o retrospecto mostra que a Cobra Coral não vai ter vida fácil, pois nunca venceu o clube mineiro.
Foram apenas quatro partidas disputadas, com duas derrotas e dois empates. Pela Série B de 1994, o Democrata venceu o Santa Cruz por 2 a 1 no Arruda. Na mesma competição, as duas equipes voltaram a se enfrentar, desta vez no Mamudão, mas empatando sem gols. Em 1995, outros dois confrontos pela Série B. Empate em 2 a 2 no Arruda e vitória do Democrata por 1 a 0 no Mamudão.
Vice-líder no Grupo C do Campeonato Mineiro, o Democrata venceu duas, empatou quatro e perdeu apenas uma das sete partidas disputadas no estadual deste ano. A única derrota aconteceu diante do América/MG, no Independência.
Em 2022, o clube conquistou a Taça Inconfidência, disputada entre os times que ficam entre o quinto e o oitavo lugar na primeira fase do Campeonato Mineiro. O Democrata GV disputará a Copa do Brasil pela quarta vez, apesar de nunca ter passado da primeira fase. Em 1992, perdeu para o Paraná; em 1995, para o Vitória-BA; e em 2008 para o Bragantino. Em 2023, jogará a Série D pela primeira vez em sua história.