Conheça os maiores tenistas brasileiros da Era Aberta

Apesar dos brasileiros terem alcançado a primeira posição no ranking da ATP com Gustavo Kuerten, antes dele, alguns atletas conquistaram vitórias e títulos

por Camily Maciel sex, 09/06/2023 - 16:23
Imagem/Freepik Imagem/Freepik

Hoje (9) é comemorado o Dia do Tenista. Algumas pessoas se enganam ao pensar que o tênis é um esporte pouco tradicional no Brasil. Apesar dos brasileiros terem alcançado a primeira posição no ranking da ATP com Gustavo Kuerten, antes dele, alguns atletas conquistaram vitórias e títulos que os fizeram deixar sua marca na história do esporte, capazes de marcar época. A época após a instituição do ranking da ATP é conhecida como Era Aberta. Confira a seguir: 

Carlos Kirmayr: Muito mais do que treinador da argentina Gabriela Sabatini, Kirmayr tem em seu currículo o 36º lugar no ranking da ATP, obtido no auge de sua carreira em 1981. O paulistano alcançou resultados interessantes como a classificação para as oitavas de final do Aberto da França em 1981, a terceira rodada em Wimbledon no mesmo ano e, em 1976, e a segunda rodada no US Open de 1983. 

Fernando Meligeni: Conhecido como “Fininho”, o argentino de origem escolheu o Brasil para defender. Famoso por seu espírito de luta, Meligeni esteve por boa parte de sua carreira entre os melhores do mundo, atingindo em 1999, no ápice da carreira, a 25ª posição 

Jaime Oncins: Pouco antes do início da Era Guga, o Brasil depositava sua torcida no talento do paulistano Jaiminho. Mais precisamente nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, quando ele chegou a uma etapa da disputa pelo bronze. Jaime foi um dos grandes atletas do país na primeira metade dos anos 1990, chegando à 34ª colocação no ranking mundial em 1993. 

Marcos Hocevar: O tenista tem seu nome guardado na história do tênis brasileiro. Chegando a ocupar a 30ª posição no ranking da ATP em 1983, o atleta ficou marcado negativamente por sofrer o primeiro golden set da história quando perdeu por 6 a 0 para Bill Scanlon (1956-2021) no WCT Gold Coast Classic. Mesmo assim, ele foi um dos grandes atletas do país no início dos anos 1980. 

Niege Dias: Depois de Maria Esther Bueno (1939-2018), Niege pode ser considerada a tenista brasileira melhor sucedida entre as mulheres. Chegando a ocupar a 31ª posição no ranking em 1989, a atleta avançou até a terceira rodada de Roland Garros em 1989. 

COMENTÁRIOS dos leitores