Organizadas dizem que FPF-PE coloca torcedores em risco

A ANATORG-PE entrou em contato com a entidade para relatar o perigo de Santa Cruz e Sport jogarem no mesmo dia na Região Metropolitana de Recife

por Mateus Moura qua, 17/01/2024 - 15:01
Arthur Souza/LeiaJá/Arquivo A FPF foi alertada, mas o jogos devem continuar marcados para esta quarta-feira (17) Arthur Souza/LeiaJá/Arquivo

A Associação Nacional das Torcidas Organizadas, em Pernambuco (ANATORG-PE) solicitou à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ao Comando Geral da Polícia Militar, à Secretaria de Defesa Social, ao Governo Estadual e ao Tribunal de Justiça, que um dos jogos da segunda rodada do Campeonato Pernambucano marcados para esta quarta-feira (17), sejam remarcados. 

A associação alerta para os riscos de Santa Cruz e Sport jogarem no mesmo dia na Região Metropolitana de Recife. O Leão enfrenta o Retrô às 19h na Arena de Pernambuco e a Cobra Coral joga contra o Flamengo de Arcoverde às 21h no Arruda. 

Em documento enviado às autoridades responsáveis pela segurança e realização dos jogos, a associação entendeu que a FPF não levou em consideração os riscos de segurança pública ao marcar os dois jogos para o mesmo dia “colocando portanto, torcedores de clubes historicamente rivais, em situação de confronto, pondo em risco famílias, torcedores e cidadãos.”

Evandro Carvalho, presidente da FPF já havia declarado que os dois jogos marcados no mesmo dia, seriam um teste para saber se o Clássico das Multidões que acontece no sábado (20), seria com as duas torcidas presentes.

“Os dois jogos da quarta-feira serão uma espécie de "degustação". Todos já foram avisados. Se tiver problema na cidade é tchau para torcida mista e o clássico será torcida única.”

Confira abaixo a nota enviada pela ANATORG às autoridades

Diante das informações da tabela oficial do Campeonato Estadual Pernambucano A1 de 2024, pela 2º Rodada onde a partida Sport x Retrô na Arena Pernambuco, marcada inicialmente para o dia 16/01/2024 às 20:30, teve uma autorização válida de alteração solicitada no dia 12/01/2024 - 21h19, para que ocorra no dia 17/01/2024 às 19:00. Tal alteração não avaliou os possíveis riscos de segurança pública na Região Metropolitana e no transporte público, onde no mesmo dia e em horários próximos também está marcada a partida entre Santa Cruz x Flamengo de Arcoverde no Arruda, às 21:00, colocando portanto, torcedores de clubes historicamente rivais, em situação de confronto, pondo em risco famílias, torcedores e cidadãos.

COMENTÁRIOS dos leitores