Ônibus turísticos Recife-Olinda Tour só depois da Copa

Serviço estava previsto para ser implantado no mês de abril

por Alexandre Cunha ter, 13/05/2014 - 13:50
Divulgação Segundo Empetur, serviço só estará disponível no segundo semestre de 2014 Divulgação

Nem mesmo ônibus turísticos estão ficando prontos dentro do prazo no Recife. Além da incerteza sobre o início da operação do sistema BRT na Região Metropolitana, a linha especial Recife-Olinda Tour, que estava prevista para ser implantada no mês de abril, não estará pronta para a Copa do Mundo. O serviço só estará disponível à população no segundo semestre de 2014.



De acordo com o vice-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Figueiredo, a inclusão de novas empresas parceiras no projeto demandou um novo cronograma para o projeto. A empresa vencedora do chamamento público foi a Filuca Turismo e Transporte, responsável pela implantação do Salvador Bahia Bus, mas outras empresas de Pernambuco se mostraram interessadas em participar do serviço.



“Todo o processo foi concluído sem nenhum atropelo. Já havíamos dado a autorização para a empresa dar prosseguimento ao pedido na fábrica, para os veículos adaptados, quando tivemos uma demanda de grupos do Recife e de Olinda querendo participar. Isso demandou algumas reuniões e só veio a enriquecer o projeto, com a atração de novos parceiros”, confirmou Figueiredo.



Na opinião do vice-presidente, apesar do atraso, a medida será positiva para o projeto. “O projeto inclusive está sendo copiado pelo Rio Grande do Sul, recebemos ligações de lá, do próprio Ministério do Turismo; é um projeto que tem tudo para dar certo”, observou. Ainda não afirmar em que momento do “segundo semestre de 2014” os veículos começarão a rodar na região.



Características – Na divulgação inicial do projeto, realizada em dezembro de 2013, a Secretaria de Turismo de Pernambuco afirmou que o Recife-Olinda Tour terá seis linhas, num percurso de 43,8 km, do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, até a Igreja do Carmo, em Olinda. Segundo Eduardo Figueiredo, as características do projeto permanecem as mesmas.



Os ônibus turísticos funcionarão todos os dias da semana, das 9h às 18h, em intervalos de 30 minutos. No total, 24 paradas serão dispostas por Recife e Olinda para receber a linha. O preço médio do serviço continua por R$ 45. “O valor dá direito a 24 horas do serviço. Se o turista pagar o cartão eletrônico ao meio-dia de hoje, ele pode usar até meio-dia de amanhã, subindo e descendo a hora que quiser”, afirmou o gestor da Empetur.



Nos moldes dos ônibus de turismo já existentes em cidades como Londres e Buenos Aires, o Recife-Olinda Tour terá dois andares, bicicletário interno para até três bikes, climatização, guia trilíngue e audiodescrição para pessoas com deficiência (sendo este último componente ainda inédito no Brasil). 

COMENTÁRIOS dos leitores