Caruaru é a 1ª cidade de PE a regulamentar cinquentinhas

Proprietários têm até maio pra fazer o cadastro, sob pena de apreensão do veículo

por Juliana Marques sex, 06/03/2015 - 19:03
Rob Bouwman/Stock.Xchng Rob Bouwman/Stock.Xchng

Caruaru será a primeira cidade de Pernambuco a regulamentar os ciclomotores, conhecidos como cinquentinhas. Os proprietários do veículo devem se cadastrar até o dia 31 de maio na sede da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra). Após o encerramento do período, os veículos encontrados sem a placa serão apreendidos.

A medida foi o resultado de uma parceria entre a Destra, o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam) e o projeto Moto Amiga que integram o projeto Salvando Vidas. O objetivo é desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização em Pernambuco para tentar reduzir o número de mortes no trânsito.  

“Esse cadastramento irá auxiliar na regularização deste tipo de veículo que comumente encontramos sendo pilotados por menores de idade, vindo a causar transtornos e acidentes, onde dificilmente o condutor consegue ser penalizado", explica o diretor-presidente da Destra, Cel. Jaílson Pacheco.

Para fazer o cadastro, é necessário levar originais e cópias dos seguintes documentos: a nota fiscal do veículo, comprovante de residência, RG e CPF (o mesmo nome constante na nota fiscal). Com a conclusão do cadastro, a Destra emitirá uma autorização com validade de 30 dias para que o proprietário efetue o registro, matrícula e emplacamento junto a uma unidade Ciretran/Detran em Caruaru.

COMENTÁRIOS dos leitores