Russos teriam fotografado leste da Ucrânia a bordo da ISS

Região é palco de um conflito sangrento

qui, 12/03/2015 - 18:05
BILL INGALLS Os cosmonautas russos e o astronauta americano desembarcam da Soyuz TMA-14M, em uma área remota do Casaquistão, no dia 12 de março de 2014 BILL INGALLS

Os cosmonautas russos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), que retornaram à Terra nesta quinta-feira, teriam conduzido experimentos de sensoriamento remoto fotografando o leste da Ucrânia, declarou nesta quinta-feira o diretor de voo do setor russo da ISS, Vladimir Solovev.

"Eles fotografaram o aeroporto de Donetsk e vários 'pontos quentes' da Terra", explicou Solovev durante uma coletiva de imprensa, acrescentando que os cosmonautas também receberam pedidos da Síria.

"Temos trabalhado arduamente sobre Donbass e Donetsk", disse, sem especificar em que exatamente consistiram essas experiências de sensoriamento remoto e assegurando se tratar de uma "prática comum também conduzida pelos nossos colegas estrangeiros".

Além disso, a agência espacial russa, Roscosmos, publicou nesta quinta-feira os resultados das missões de sensoriamento remoto conduzidas sob os auspícios do Espacial Internacional Charter and Major Disasters, com satélites russos fornecendo ao Brasil imagens das recentes inundações no oeste do país.

A região carbonífera de Donbass, no leste da Ucrânia, é palco de um conflito sangrento entre as forças de segurança de Kiev e separatista pró-russo que já deixaram mais de 6.000 mortos em 11 meses.

COMENTÁRIOS dos leitores