Falso dentista é preso em Paulista
Denúncia fez polícia chegar até o suspeito que atendia em um consultório na cidade
Na última sexta-feira (29), um falso dentista foi detido pela polícia civil no município do Paulista. Após denúncia anônima, inspetores da Vigilância Sanitária interditaram o consultório que atuava. Outras ilegalidades foram identificadas pela equipe.
O consultório, na área comercial da cidade - onde Elmo Nunes Pena, 49 anos, realizava atendimentos -, funcionava de maneira clandestina, sem alvará. Além disso, a prefeitura identificou que o suspeito não possuía a formação necessária para atuar como dentista, portanto não havia registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Elmo é formado em fonoaudiologia.
O falso profissional foi encaminhado à Delegacia do Paulista e foi acusado de cometer crime de exercício ilegal da profissão. Com isso, ele pode ter pena privativa de liberdade que pode ser de seis meses a dois anos de detenção e multa, conforme Art. 282 do Código Penal. A Polícia Civil contou com uma equipe do CRO para o desdobramento da ação.
Dentro do consultório foram encontrados instrumentos de uso exclusivo de profissionais de odontologia, como brocas, alicates, estufa, além de medicamentos. Além desses objetos, um aparelho de Raio X que só pode ser usado com permissão do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também estava no local.
Com informações da assessoria