Ipem-PE fiscaliza ovos de páscoa em Operação Especial

Vistorias serão realizadas até a próxima sexta-feira (11)

por Alexandre Cunha seg, 07/03/2016 - 21:48

No fim desta segunda-feira (7), o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) divulgou o primeiro balanço da Operação Especial Páscoa em todo o estado. Com a finalidade de coibir a venda de itens irregulares, a ação examina brinquedos oferecidos como brindes e produtos pré-medidos (itens pesados sem a presença do consumidor). 

De acordo com a fiscalização, ovos de páscoa com tema do filme Vingadores foram reprovados, pois oferecem uma touca como brinde e a etiqueta têxtil dos produtos avaliados haviam sido cortadas. Para o presidente do Ipem-PE, Pedro Paulo de Carvalho, os consumidores devem estar atentos na hora da compra dos ovos de páscoa. 

“Na embalagem do produto, é obrigatória a frase que informa que o produto contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, bem como a faixa etária indicativa”. As vistorias serão realizadas até a próxima sexta-feira (11), em municípios da Região Metropolitana do Recife e do Interior. 

Estabelecimentos notificados, onde irregularidades forem identificadas, terão até dez dias para apresentar defesa. Tais espaços estarão sujeitos às penalidades (multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão). Denúncias podem ser feitas através do telefone e e-mail da Ouvidoria do Ipem-PE: 0800 081 1526 e ouvidoria@ipem.pe.gov.br. 

COMENTÁRIOS dos leitores