Especialistas destacam a importância dos farmacêuticos
Em debate no Congresso Multidisciplinar de Saúde, na Unama, presidente de associação paraense afirma que ação dos profissionais vai além dos medicamentos
Começou nesta sexta-feira (1), no auditório multiuso do campus BR da Unama, o I Simpósio de Farmácia, como parte da programação geral do I Congresso Multidisciplinar de Saúde. O seminário aborda o futuro da área no Brasil, a farmácia clínica e a assistência farmacêutica no contexto amazônico.
O presidente da Associação dos Farmacêuticos do Pará (Afepa), José Eduardo, debateu a farmácia clínica no contexto atual. Dentre as provocações feitas durante a palestra, o conferencista pontuou a importância de o farmacêutico ser reconhecido como um profissional na área da saúde, e não somente um profissional de medicamentos.
“O nosso maior objetivo é a promoção da saúde e prevenção de doenças, como forma de prestação de serviços para a assistência da saúde. Além disso, nossa profissão é importante para a orientação à população, principalmente em tempos de doenças como dengue e zika”, disse José Eduardo.
As discussões seguiram sobre o futuro da profissão farmacêutica e os avanços e desafios alcançados até hoje, com o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Silva Jorge. “Nós conseguimos implementar um piso salarial de 10 salários mínimos, redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, adoção do plano de carreiras e inserção do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Walter Jorge.
Conferência - O aprendizado sobre gestão e governança como parte da rotina do farmacêutico foi o tema abordado pelo doutor em desenvolvimento sustentável do Tópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea), Orenzio Soler, durante a conferência “Governança, gestão e sustentabilidade em Assistência Farmacêutica”.
Soler explanou sobre como a falta de gestão pode afetar diretamente na administração dos medicamentos. “Um hospital do setor público ou privado, ser sustentável, ou seja, que saiba direcionar os investimentos de maneira correta, resulta em investimentos para medicamentos e tratamentos adequados para todos os tipos de organismos”.
Por Alessandra Fonseca (Ascom Unama)