Pernambuco registra 34 casos de gripe pelo vírus H1N1

Boletim foi divulgado nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Saúde do Estado

por Damares Romão ter, 12/04/2016 - 14:00
Shutterstock Com relação aos óbitos, conforme a Secretaria de Saúde, ocorreram cinco casos de SRAG com evolução para morte Shutterstock

Pernambuco registrou, até o dia 2 de abril deste ano, um total de 34 casos de gripe H1N1, sendo dez do tipo mais grave. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Saúde do Estado.

Conforme o boletim, a vigilância da influenza é dividida entre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG – casos com agravamento que precisam de internação) e Síndrome Gripal (SG – casos leves, analisados para diagnosticar os vírus em circulação no Estado).

Em 2016, foram notificados 154 casos de SRAG, com 10 confirmações de influenza A H1N1. No mesmo período do ano passado, foram 223 registros, sem conformação para H1N1. 

Também até o início de abril, foram realizadas 153 coletas de pacientes com SG. Desses, 24 resultados deram positivo para influenza A H1N1. Nos três primeiros meses de 2015, foram coletadas 168 amostras, sem confirmação de influenza A H1N1.

Com relação aos óbitos, conforme a Secretaria de Saúde, ocorreram cinco casos de SRAG com evolução para morte, com um deles descartado para influenza, parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório. 

Os demais estão em investigação, podendo ter sido provocados por diversos vírus, como adenovírus, vírus sincicial respiratório, influenza (A H1N1, AH3 Sazonal, B e vários outros subtipos), parainfluenza (1, 2 e 3), e diversas bactérias, além de outros agentes etiológicos, como fungos.

No ano de 2015, no mesmo período, sete casos de SRAG de causa não especificada tiveram evolução para óbito.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores