Hospital da Mulher já realizou mais de mil atendimentos

Unidade começou a funcionar na última terça-feira (10) e já teve grande procura da população

por Naiane Nascimento sab, 14/05/2016 - 12:46
Roberto Pereira/Sei Unidade é localizada na BR-101, no bairro do Curado, Zona Oeste Roberto Pereira/Sei

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha recebeu sua cerimônia de inauguração na última sexta-feira (13), após ter aberto as portas para a população na terça (10). Durante os dias em funcionamento, a unidade já recebeu mais de mil atendimentos a mulheres em procedimento de consultas e exames.

A unidade, localizada na BR-101, no bairro do Curado, Zona Oeste, foi instalado numa área de mil m² e tem capacidade para receber uma demanda mensal de 11,8 mil exames, cinco mil consultas e 3,5 mil atendimentos especializados. O hospital ainda conta com a primeira maternidade de alto risco do Recife e pode receber 67 mil procedimentos por mês, como partos, exames, cirurgias, intervenções e consultas especializadas. 

Estrutura

Segundo a Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher tem 150 leitos, capacidade para a realização de 400 partos e 250 cirurgias por mês. Possui duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo uma com dez leitos para bebês e outra para mulheres, duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) com 27 leitos, 16 consultórios especializados (ginecologia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, hematologia, psiquiatria, entre outros) e realiza exames de imagem (tomografia, ressonância magnética, ultrassom, raio X, entre outros).

São 1.108 profissionais, ao todo. Em sua estrutura, as pacientes contam com a Casa das Mães, uma hospedaria com 20 leitos para casos em que as mães recebem alta, mas os bebês continuam internados.

Um centro de atenção às mulheres vítimas de violência para possibilitar o apoio psicológico e médico a essas pacientes. Além disso, um SAMU com base descentralizada para um menor tempo de resposta aos chamados de atendimento. Quanto às questões burocráticas, o hospital conta com um cartório para registro dos bebês nascidos na unidade. 

Com informação da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores