Ouro fecha em alta com dados positivos e bolsas em queda
Os dados elevam as expectativas de que o Fed possa elevar os juros mais cedo do que o atualmente precificado pelo mercado
Os contratos futuros de ouro fecharam em alta nesta terça-feira, 17, após passar a maior parte da sessão oscilando entre ganhos e perdas, com investidores pesando dados econômicos conflitantes e a queda nas bolsas em Wall Street.
O contrato para junho negociado na Comex subiu 0,21%, para US$ 1.276,90 por onça-troy. Os preços do metal dourado subiram 20% desde o início do ano, em meio à queda do dólar e incertezas quanto ao cenário econômico global.
Dados da economia dos Estados Unidos vieram positivos nesta terça. O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,4% em abril, impulsionado pelo avanço dos preços dos combustíveis, a maior alta mensal desde fevereiro de 2013. Já as construções de moradias iniciadas subiram 6,6% em abril na comparação com março, enquanto os economistas projetavam elevação de 3,7%. A produção industrial, por sua vez, cresceu 0,7% em abril, o maior avanço desde novembro de 2014, acima da estimativa de +0,3%.
Após a divulgação dos indicadores, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta elevou sua projeção para o crescimento no segundo trimestre de 2,5% para 2,8%.
Os dados elevam as expectativas de que o Fed possa elevar os juros mais cedo do que o atualmente precificado pelo mercado. Analistas dizem agora esperar por um posicionamento mais decisivo da autoridade monetária em relação a junho.
"Estamos esperando um catalisador para nos reposicionarmos", disse Bill Baruch, analista sênior de mercado da iiTrader. Fonte: Dow Jones Newswires.