Para passagem da tocha, esgoto é drenado para a praia

Gravação mostra caminhão a serviço da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa jogando água de esgoto no mar e na areia da Praia de Piedade, em jaboatão dos Guararapes, para limpar local de saída da tocha olímpica

por Felipe Mendes qua, 01/06/2016 - 12:48

*Com Jorge Cosme

O que deveria ser uma limpeza para a recepção da tocha olímpica em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, virou um ato de poluição deliberada da praia de Piedade, no município da Região Metropolitana do Recife. Um caminhão com a identificação de 'a serviço da Compesa' foi filmado drenando água de esgoto para o mar a a areia alguns metros à frente.

No vídeo, feito por Lauro Brito e compartilhado no Facebook, é possível ver em vários pontos a areia suja com a água jogada pelo caminhão, além da mangueira percorrendo vários metros em direção ao mar. "Quando você vir à praia, vai dar um mergulhozinho naquele esgoto que estava ali na esquina e que você pula para não molhar o pé", diz Lauro, enquanto filma.

É possível, além do caminhão, identificar mais dois veículos oficiais, ligados à prefeitura de Jaboatão. Assista ao vídeo:

Embed:

Explicações

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio de nota, afirma que a água jogada na areia e no mar era limpa, da rede pluvial, e não de esgoto. "A água ficou empoçada em proporções maiores que as naturais devido às chuvas do dia anterior, que representaram mais de 50% do previsto para todo o mês de maio", afirma a nota, que diz ainda: "A água da chuva foi diluída na areia, sem apresentar riscos aos usuários". 

A 'limpeza' realizada para a passagem da tocha olímpica escancara o crônico problema da falta de saneamento básico na cidade, e o uso generalizado das galerias de águas pluviais para o despejo de esgoto de casas, edifícios e estabelecimentos comerciais. Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Jaboatão:

"A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes esclarece que na área onde foi realizada a drenagem via bomba d'água existe uma drenagem de águas pluviais e não de esgoto. A água ficou empoçada em proporções maiores que as naturais devido às chuvas do dia anterior, que representaram mais de 50% do previsto para todo o mês de maio. A água da chuva foi diluída na areia, sem apresentar riscos aos usuários, tendo em vista não estar contaminada com águas de esgoto. A intervenção foi necessária não apenas para garantir uma passagem tranquila da Tocha Olímpica, evento histórico no município, mas, principalmente, para garantir o bem-estar dos moradores do local."

Compesa alega uso indevido de caminhão 

A assessoria da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa afirmou, ao LeiaJá, que o caminhão filmado drenando a água suja para a praia em frente foi usado indevidamente na ocasião. A companhia sustenta que não teve participação na ação, e que a empresa dona do veículo "presta serviço para a Compesa, mas não era o caso".

A empresa responsável pelo saneamento em Pernambuco afirma ainda que pode responsabilizar a empresa tereceirizada pelo 'descuido'.

COMENTÁRIOS dos leitores