Movimento LGBT realiza ação em município paraense

Balada pretende arrecadar dinheiro para a criação da associação de apoio a gays, bissexuais e transgêneros de Cametá

por Raiany Pinheiro seg, 22/08/2016 - 11:17
Divulgação Cartaz da balada de apoio ao movimento LGBT de Cametá Divulgação

Com o objetivo de arrecadar fundos para legalizar uma associação, representantes do movimento LGBT no município de Cametá, no Pará, realizam no dia 10 de setembro a 1ª balada LGBT de Cametá. O evento será realizado no espaço Caamutá.

Em entrevista ao LeiaJá, Jackeline Batista, presidente do movimento LGBT em Cametá, explicou que a programação é um passo importante para estimular a participação da população junto ao grupo do movimento LGBT no município. “Cametá é uma cidade pequena, e por meio desse evento acreditamos que vamos conseguir iniciar não só uma associação do movimento LGBT, mas despertar o interesse nos moradores do município a participarem do projeto”, disse.

De acordo com Jackeline,  a principal dificuldade que o movimento LGBT tem enfrentado em Cametá é a falta de apoio. “Aqui em Cametá muitos querem se juntar ao movimento LGBT, mas têm medo do preconceito que possam vir sofrer. Muitas pessoas não revelam sua orientação sexual por medo de serem vítimas de homofobia pela própria família”, afirma.

Para Jackeline, a luta pelos direitos dos homossexuais foi o que a motivou a realizar uma ação do movimento LGBT em Cametá. “A luta do movimento LGBT deve ser constante. Cansei de ver nossos direitos jogados na lama. Cheguei ao meu limite quando vi em um telejornal a travesti Shayla, que era cametaense, ser morta cruelmente em outra cidade, e simplesmente não tinha órgão que amparasse ela. Foi a partir disso que decidi iniciar o movimento LGBT aqui em Cametá para lutar por justiça e pelos direitos dos homossexuais e tantos outros”, informou.

Mais que legalizar uma associação em Cametá, Jackeline espera transformar o espaço em uma sede do movimento LGBT. “Com a ajuda de pessoas influentes na luta pelos diretos dos homossexuais, esperamos criar um espaço no qual possa ocorrer diversos eventos do movimento LGBT aqui em Cametá, mas principalmente fazer com que esse ambiente seja um local para o constante debate a respeito da luta LGBT”, contou.      

COMENTÁRIOS dos leitores