Passeios gratuitos para pessoas com deficiência no Recife

Projeto Olha! Recife Inclusivo é destinado a cadeirantes, cegos, surdos e pessoas com mobilidade reduzida

por Naiane Nascimento qui, 25/08/2016 - 17:12
Daniel Tavares/PCR A cada mês os temas e roteiros serão alterados Daniel Tavares/PCR

Na última quarta-feira (24) foi lançado o projeto Olha! Recife Inclusivo, com o objetivo de realizar roteiros turísticos gratuitos para cadeirantes, cegos, surdos e pessoas com mobilidade reduzida. Os passeios serão oferecidos duas vezes por mês aos sábados.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, a iniciativa já terá início no próximo sábado (27), às 13h e acontecerá em vans adaptadas e num micro-ônibus.  A cada mês os temas e roteiros serão alterados. Além disso, a equipe é formada por um guia de turismo, intérprete de Libras e audiodescritor. 

Números

O serviço oferecerá, ao todo, 41 vagas para quem desejar participar, sendo 29 no micro-ônibus e 12 em duas vans adaptadas. Acompanhantes também têm espaço nos veículos, sendo, ao todo, três vagas destinadas a pessoas com diferença intelectual e igual número para seus respectivos acompanhantes. O mesmo acontece para as os cegos ou pessoas com acuidade visual reduzida; oito vagas para cadeirantes e duas vagas para usuários de muletas, andadores, com redução/amputação de membros e/ou próteses, além de pessoas idosas com mobilidade reduzida. 

De acordo com o órgão, no entanto, o restante das vagas são destinadas aos guias de turismo, intérprete de língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescritor e mais um técnico de apoio, além de representante da Secretaria de Turismo e Lazer, responsável por receber e acomodar os participantes.

Primeiros passeios

O tema que dará início aos passeios é a arte de Francisco Brennand. Para isso, os inscritos devem chegar com 30 minutos de antecedência. O Grande Recife aponta que, nas duas ocasiões, a saída será da Praça do Derby, que conta com dois abrigos cobertos, de onde sai a linha especial Expresso Arena. Cada roteiro terá, em média, quatro horas de duração.  

Para realizar as incrições é necessário ligar para o número 3355, a partir da desta quinta-feira (25), a partir das 9h.

COMENTÁRIOS dos leitores