Parque do Utinga reabre com trilhas e espaço turístico
Área de preservação ambiental em Belém foi entregue à população depois de três anos fechada para reformas e adaptações
O Parque Estadual do Utinga (PEUt) foi revitalizado e reaberto ao público, na última sexta-feira (16), em Belém (PA), depois de quase três anos fechado. A programação de inauguração do novo parque contou com apresentações artísticas das Crianças do Pro Paz, Boi Veludinho e a premiada Orquesta Sinfônica do Theatro da Paz. No sábado (17), foi realizada uma grande caminhada com paradas para informações educativas sobre a fauna, flora e sobre os novos espaços.
O parque ocupa uma área de quase 1,4 mil hectares e abriga vários representantes de espécies de fauna e da flora amazônica. A área é uma unidade de conservação estadual e foi criada para preservar ecossistemas e mananciais, como os lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem cerca de 70% da população de Belém.
Durante a semana o parque abre das 5h30 às 17 horas, com entrada gratuita. Somente alguns serviços serão pagos, como as trilhas guiadas, o estacionamento, atividades esportivas como rapel e outras.
Os trabalhos realizados no Parque do Utinga compreendem a entrega do circuito de quatro quilômetros de pistas, preparado para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates, além de um estacionamento de 400 lugares para veículos e de um centro de recepção aos visitantes, com auditório para 50 lugares, lanchonete, loja de suvenir, bilheteria e café.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Thiago Valente, explica as principais mudanças na infraestrutura do parque. “Os investimentos que foram feitos vão proporcionar uma experiência melhor para o visitante. Agora nós temos uma infraestrutura com banheiros, cafés e áreas de informação em relação à educação ambiental", falou. Thiago destaca também a importância de existir uma área de preservação na cidade. "É um privilegio para o belenense ter no centro da sua cidade uma área que ainda preserva um espaço de significativa relevância ecológica da proteção dos mananciais. Isso melhora a qualidade do ar, do microclima e proporciona um ambiente mais agradável e saudável para a população”, finalizou.
O gerente do Parque do Utinga, Julio Meyer, apontou algumas regras a serem seguidas dentro do espaço, como realizar trilhas somente com condutor, que podem ser agendadas através do aplicativo do Parque do Utinga, e sobre a proibição de levar animais domésticos para o parque, a fim de evitar o contato desses animais com os animais silvestres. “Primeiro ponto é a obrigatoriedade de um condutor de trilha no meio da mata. E também não é permitido trazer animal doméstico para o parque devido à nossa fauna silvestre", disse.
Sebastião Almeida frequenta o parque há anos para andar de bicicleta, fotografar e fazer trilhas. "Eu participo de grupo de pedal com amigos e a gente costuma fazer trilhas. O lugar é muito agradável, eu adoro a natureza e venho fotografar, passear”, disse.