Barragem de Jucazinho volta a acumular água

Últimas chuvas beneficiam a maior represa para abastecimento humano do Agreste, que se recupera do período de um ano e meio em colapso

ter, 10/04/2018 - 18:47
Arquivo/Compesa Arquivo/Compesa

Entre as barragens beneficiadas pelas chuvas da última semana, a recuperação da Barragem de Jucazinho, no município de Surubim, foi a mais comemorada. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o Diretor Regional do Interior da Companhia, Marconi de Azevedo, fez uma visita técnica na última segunda (9) à barragem e avaliou que, dentro de 30 dias, a Compesa deve começar a captar água do volume morto do reservatório, por meio de uma bomba flutuante.

“O normal seria aguardar que o nível superasse o volume morto para o início da retirada  de água, mas diante da necessidade de atendimento das cidades abastecidas pela barragem, iremos fazer algumas adequações para a captação provisória”, adiantou o diretor.

A represa, que voltou a acumular água depois de um ano meio em colapso, é o maior reservatório para abastecimento humano do Agreste e tem capacidade para armazenar mais de 327 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório registra agora 2,58% do seu nível normal de armazenamento, volume que corresponde a 8,4 milhões de metros cúbicos de água e é responsável pelo abastecimento de 15 municípios do Agreste, dentre eles, Surubim, Cumaru e Passira.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão para esse ano é de chuvas dentro da média na região Agreste, ou seja, cerca de 700 milímetros durante o período chuvoso. Se considerar que a temporada de inverno oficial das regiões do Agreste, Zona da Mata e Metropolitana do Recife apenas começou, tendo em vista que a fase chuvosa vai de abril até julho, há esperanças de que o manancial possa melhorar o seu nível ainda mais.

Na Região Metropolitana do Recife, uma das barragens beneficiadas pelas chuvas foi a de Botafogo, em Igarassu, principal fonte hídrica que compõe o sistema de distribuição de água das cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. Nos últimos oito dias, o manancial subiu 6,75% do seu nível, saiu de 20,66% para 27,41% da sua capacidade de armazenamento.

No mesmo período, as barragens de Várzea do Una, em São Lourenço da Mata, e Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, também ganharam volume, e registram 70,22% e 72,52%, respectivamente. A Barragem de Tapacurá, também localizada em São Lourenço da Mata, teve um pequeno aumento de 1,11% e alcançou 58,51% da sua capacidade de acumulação.

No Sertão do Pajeú, onde já está quase no final do período invernoso, alguns mananciais também foram beneficiados. A Barragem de Brotas, localizada em Afogados da Ingazeira e que possui 19,6 milhões de metros cúbicos de água, está fluindo bem depois das chuvas. A Barragem de Boa Vista, em Itapetim, que estava seca desde janeiro deste ano, acumulou 9,2% da sua capacidade máxima, que é de 1,6 milhão de metros cúbicos de água.

por Larissa Braz

COMENTÁRIOS dos leitores