Vaga de estacionamento vira área de convivência por um dia

Em evento denominado "Vaga Viva", representantes de diversas entidades ocuparam trecho entre a Avenida Rosa e Silva e a Rua do Espinheiro, para discutir utilização do espaço público

por Marília Parente sab, 18/08/2018 - 13:37
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Cicloativistas promovem uma série de atividades até o fim deste sábado (18) Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Um grupo de cicloativistas ocupa, desde as 8h deste sábado (18), o trecho do cruzamento entre a Rua do Espinheiro e a Avenida Rosa e Silva, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. À sombra de algumas árvores, parte do asfalto foi isolada com cones e vasos de plantas, tornando-se uma área de convivência por um dia. Denominado “Vaga Viva”, em referência à possibilidade de transformar um trecho da rua subutilizada com estacionamento de carros em área de convivência, o evento oferecerá, até as 17h, uma série de atividades educativas voltadas ao uso da bicicleta. 

“A programação inclui, desde a pessoa vir com animais de estimação e crianças, percebendo a cidade de uma forma melhor, a rodas de conversas sobre cicloativismo e apropriação do espaço público, além de oficinas”, comenta Gaia Lourenço, produtora audiovisual e uma das organizadoras do evento. Gaia ressalta que a data foi escolhida devido à proximidade com o Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto. “A gente mostra que onde tem um carro estacionado poderia haver uma área de lazer, uma proposta ecológica, sustentável e menos egoísta”, completa.

Gaia afirma que cones auxiliam travessia de pedestres. (Júlio Gomes/LeiaJáImagens)

A arquiteta Bárbara Barbosa já tem um projeto para o trecho ocupado pelos cicloativistas. “A gente quer que as pessoas tenham prazer em atravessar a rua, por que o asfalto precisa ser escuro? A proposta é colorir a via, ampliar a calçada e colocar uma faixa de pedestres, porque a gente entende que a mais próxima, no Hospital dos Servidores, é longe”, explica. 

O maquetista Cacau Sobral foi andando da Boa Vista ao Espinheiro com sua filha, a pequena Maria Eduarda, de dois anos. “A gente, veio conversando e cantando. E eu já uso a bicicleta como transporte. Através dos exemplos que a gente dá às crianças, elas criam sua personalidade”, conclui. 

Serviço//Vaga Viva

Local: Cruzamento entre Rua do Espinheiro e Avenida Rosa e Silva, Espinheiro-Recife

Horário: Das 8h às 17h

Gratuito 

COMENTÁRIOS dos leitores