Medo do desemprego diminui em setembro, mas continua alto

Maior queda foi registrada no Sudeste do país; mulheres e nordestinos são os que mais temem perder o emprego

por Nataly Simões qui, 04/10/2018 - 14:49

O medo dos brasileiros em relação ao desemprego diminuiu 2,2 pontos percentuais em setembro e ficou em 65,7 pontos, mas permanece elevado e acima da média histórica de 49,7 pontos, de acordo com o levantamento trimestral divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O índice varia de zero a 100 pontos e números acima de 50 indicam temor de perder o emprego.

A maior queda foi registrada no Sudeste, com o recuo de 5,8 pontos entre julho e setembro, ante o aumento de 4,8 pontos registrado entre março e junho.  No entanto, o medo do desemprego nessa região, que chegou a 64 pontos, é o segundo maior do país. Em primeiro lugar está o dos moradores do Nordeste, onde o índice atingiu 73,1 pontos em setembro.

Já no Sul, o medo do desemprego aumentou para 62,7 pontos em setembro e ficou 0,8 ponto acima do registrado em junho. Assim, a preocupação de ficar sem emprego na região é maior do que a verificada no Norte e no Centro-Oeste, regiões em que o índice subiu 2,3 pontos em setembro e alcançou 60,9 pontos.

O levantamento também mostra que o medo de ficar desemprego é maior entre as mulheres (72,5 pontos), enquanto entre os homens o índice registrado em setembro chegou a 62,7. Uma diferença de 9,8 pontos.

Para realizar essa edição da pesquisa, a CNI entrevistou 2 mil pessoas em 126 municípios entre os dias 22 e 24 de setembro.

COMENTÁRIOS dos leitores