Aquecimento global deverá ser contido a 1,5ºC, diz estudo

A redução de emissão de gás carbônico é importante para controlar situações como secas, inundações e falta de alimentos

por Beatriz Gouvêa qui, 18/10/2018 - 16:34

O aquecimento global deverá ser contido a 1,5ºC em relação aos anos anteriores à Revolução Industrial, afirma o Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC). Ainda segundo o relatório, serão necessárias “mudanças rápidas, abrangentes e sem precedentes em todos os aspectos da sociedade”. O estudo ainda prevê que este nível pode ser superado entre 2030 e 2052.

Além disso, a redução de emissão de CO2, ou gás carbônico, em 12 anos será importante para controlar situações como secas, inundações, queimadas florestais e falta de alimentos para milhões de pessoas. Para conter as mudanças, diversas áreas deverão fazer alterações drásticas: energia, indústria, construção, transporte e o uso da terra, aponta o relatório. 

Os dados do estudo dizem que 1,5ºC é o mais seguro em relação a impactos climáticos como incêndios florestais, perda de territórios e espécies invasoras. O nível sendo 2ºC acima do que era registrado à época da Revolução Industrial poderá ter consequências preocupantes como a perda de habitats naturais e de espécies, a diminuição das calotas polares e o aumento do nível do mar, além de ondas de calor mais intensas na maioria das regiões.

A solução para que a temperatura não aumente mais do que 1,5ºC seria chegar a 2050 com “neutralidade de carbono”, ou seja, produzindo menos CO2 na atmosfera do que se pode retirar. 

COMENTÁRIOS dos leitores