Latam cobrará despacho de malas em voos na América do Sul

Medida foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e os modelos de cobrança serão os mesmos já adotados em voos nacionais

por Nataly Simões qui, 18/10/2018 - 16:24

A companhia aérea Latam começa a cobrar, a partir do próximo sábado (20), por malas despachadas em voos entre países da América do Sul. Na mesma data, também passará a ser cobrada a escolha antecipada de assentos. Os modelos de cobrança, segundo a empresa, serão os mesmos já adotados em voos nacionais.

Os passageiros das tarifas Promo (a mais barata) e Light poderão levar, sem custo extra, apenas uma mala de mão de até 10 quilos. O despacho de bagagem e escolha de assento deverão ser pagos à parte. Já os passageiros da categoria Plus terão direito a despacho, sem custo extra, de malas de até 23 quilos. A categoria Top (a mais cara) permite que cada passageiro leve até duas malas, cada uma com 23 quilos. Para os demais voos internacionais, fora da América do Sul, todas as modalidades darão direito a despachar duas malas de até 23 quilos. O preço do despacho de bagagens adicionais será de, no mínimo, US$ 20.

Em relação a marcação antecipada de assentos, as tarifas Plus e Top permitirão a escolha de assentos, e também, a possibilidade de migração para uma classe superior (mediante pagamento ou uso de pontos de programa de milhagem). Já os passageiros que comprarem passagens nas categorias Promo e Light terão que pagar a partir de US$ 5, caso desejarem escolher antecipadamente seus assentos.

As cobranças foram autorizadas em dezembro de 2016 por meio de uma nova regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Pela regra anterior, as companhias aéreas eram obrigadas a despachar, sem custo extra, uma mala de até 23 quilos para voos nacionais e duas de 32 quilos para voos internacionais.

COMENTÁRIOS dos leitores