1.246 vítimas de escravidão moderna são resgatadas no país

Minas Gerais, Pará e Mato Grosso foram os estados com o maior número de trabalhadores encontrados em situações análogas à escravidão

por Nataly Simões seg, 22/10/2018 - 17:29

Entre janeiro e a primeira quinzena de outubro deste ano, o Ministério do Trabalho resgatou 1.246 trabalhadores em situações análogas à escravidão. O número é 93% maior que o registrado em 2017, que foi de 645 pessoas.

O estado com o maior índice de vítimas foi Minas Gerais (754), seguido do Pará (129) e Mato Grosso (128). As atividades em que mais havia pessoas na condição de escravidão moderna foram as de criação de gado, cultivo de café e plantio de florestas.

Os auditores-fiscais do Ministério do Trabalho fizeram operações em 159 estabelecimentos. Até o momento foram emitidos 601 pedidos de seguro-desemprego e R$ 1,7 milhão foi pago em verbas rescisórias para os resgatados.

De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), Maurício Krepsky, o crescimento do índice de trabalhadores encontrados na condição de escravidão moderna corresponde à eficiência das ações de combate a esse tipo de crime.

As pessoas que tiverem informações sobre trabalhadores em situações análogas à escravidão podem denunciar por meio do Disque Direitos Humanos (Disque 100) ou em qualquer unidade do Ministério do Trabalho.

COMENTÁRIOS dos leitores