Angelina Jolie manifesta apoio a refugiados venezuelanos

Atriz norte-americana visitou os refugiados em Lima, no Peru, e se reuniu com o presidente do país para discutir maneiras de ajudar as nações que os hospedam

por Nataly Simões ter, 23/10/2018 - 17:42

A atriz norte-americana e representante especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Angelina Jolie, manifestou apoio aos refugiados venezuelanos e agradeceu aos países da América do Sul que os acolheram.

Jolie visitou os refugiados em Lima, no Peru, para chamar a atenção para a situação que os venezuelanos enfrentam desde que foram forçados a deixar sua terra natal por causa da crise econômica.

"Eu ouvi histórias de pessoas morrendo por causa da falta de cuidados médicos e remédios (...) pessoas passando fome e relatos trágicos de violência e perseguição", afirmou.

O Peru foi um dos primeiros países a criar um programa de residência para os refugiados da Venezuela, permitindo que eles trabalharem legalmente no país. No entanto, como o número de venezuelanos no Peru chegou a quase 500 mil, o governo suspendeu o programa e restringiu as exigências de entrada no país, sob a justificativa de que há preocupações de segurança.

A atriz de Hollywood se reuniu com o presidente peruano, Martin Vizcarra, e discutiu maneiras como a comunidade internacional pode ajudar os países que recebem os refugiados da Venezuela.

"Como em quase todas as crises de deslocamento, os países que têm menos recursos estão sendo solicitados a fazer mais", ressaltou Jolie. A enviada especial da agência da ONU disse ainda que a Colômbia e o Equador são “muito generosos” por terem hospedado os venezuelanos.

COMENTÁRIOS dos leitores