Professor alerta para o avanço de doenças ocupacionais

Mike Pereira, coordenador da pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho da UNAMA - Universidade da Amazônia, falou sobre salubridade em postos de trabalho em evento no IFPA

seg, 29/10/2018 - 11:09
Facebook Professor Mike Pereira, palestrante Facebook

O coordenador da pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho da UNAMA - Universidade da Amazônia, Mike Pereira, participou na quarta-feira (24), como palestrante, da Semana Interna de Prevenção Acidente no Trabalho – SIPAT, no Auditório da Reitoria do IFPA (Instituto Federal do Pará). Com o tema “Condição de salubridade em postos de trabalho - paradigmas e evolutiva histórica”, Mike Pereira abordou as causas dos afastamentos dos trabalhadores dos empregos. 

“O enfoque foi numa visão mais atual das doenças psicológicas que têm provocado afastamento de alguns operários das nossas obras, uma coisa bem atual. Temos convivido com esses conflitos, que são doenças ocupacionais”, disse o professor.

Para Mike, palestras com temas como esses são importantes para que os alunos tenham acesso ao ambiente universitário. “Essas discussões, que são feitas dentro da universidade, em nível de graduação e pós-graduação, estamos levando a outros públicos, nessa semana de prevenção. E isso é muito importante para a sociedade, porque estamos discutindo para que sejam achadas soluções aquedadas para problemas que estão sendo provocados nas nossas obras da construção Civil”, explicou o professor

Mike disse que, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 2017, mais de 2 milhões de trabalhadores sofreram acidentes laborais. “O Brasil é o quarto nesse ranking. No mundo, um trabalhador se acidenta a cada 14 segundos. Um prejuízo enorme em todos os sentidos, para economia, para o sistema social e humano, pois são vidas sendo perdidas durante o trabalho”, afirmou o professor.

Por Rosiane Rodrigues.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores