Estoque de sangue do Hemope está em estado crítico

A situação do armazenamento representa uma queda de mais de 30% em relação à situação normal

qui, 29/11/2018 - 17:23
Camila Souza / GOVBA A unidade pede que pessoas com 16 anos completos e no máximo 69 anos e com pelo menos 50 quilos procurem o local Camila Souza / GOVBA

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está com o estoque em nível crítico. De acordo com o Hemope, os tipo A positivo e O negativo estão zerados e a situação do armazenamento representa uma queda de mais de 30% em relação à situação normal.

O Hemope, centro de referência nacional em hematologia e hemoterapia, fornece hemocomponentes para os hospitais das redes pública e privada, garantindo o atendimento aos pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico e para realização de cirurgias e transplantes.  

Por conta da chegada das festas de fim de ano, a situação do estoque está preocupando ainda mais o Hemope, que tem convocado doadores que já são fidelizados. Mesmo assim, ainda não é suficiente e, por isso, a unidade pede que pessoas com 16 anos completos e no máximo 69 anos e com pelo menos 50 quilos procurem o local.

Para realizar a doação, o doador pode ir ao Hemope, na Rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças, de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. Também é possível agendar a doação ligando para o 0800.081.1535 (apenas para o período da tarde).

Para os doadores menores de 18 anos, é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal durante o processo de doação. O responsável legal deverá comparecer portando original e cópia xerox de documento de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira Profissional ou Previdência Social). Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.

COMENTÁRIOS dos leitores