Maioria dos consumidores pretende guardar dinheiro em 2019
51% dos brasileiros pretendem fazer alguma reserva financeira neste ano
Entre as metas pessoais assumidas na virada de ano, a mais citada pelos consumidores é a de poupar dinheiro. É o que aponta uma pesquisa feita com 702 brasileiros pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados pretendem fazer alguma reserva financeira em 2019. Caso a promessa se concretize, deve haver uma melhora considerável em relação a 2018, quando apenas 15% dos consumidores dizem ter conseguido guardar alguma quantia.
Agora neste ano, 45% dos entrevistados temem não conseguir cumprir o compromisso de poupar uma parte da renda, uma proporção bem acima dos 19% que tinham esse mesmo receio em 2018.
Na busca de equilibrar as finanças, outro compromisso assumido pelos consumidores na virada para 2019 foi o de pagar as contas que estão em atraso, citado por 36% dos entrevistados. Entre consumidores das classes C, D e E, essa proporção salta para 39%, enquanto nas classes A e B é de 28%.
Além disso, entre os principais receios dos brasileiros para este ano, o de não conseguir pagar as contas é o mais citado, com 61% das respostas.