ZOOUNAMA recebe sucuri de 4,5 metros em Santarém
O animal passou por uma avaliação biométrica feita por pesquisadores do zoológico da UNAMA e depois foi solto na floresta
Uma sucuri de 4,5 metros, pesando 29 quilos, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e levada para o ZOOUNAMA, em Santarém, oeste do Pará, na segunda-feira (14). A cobra foi encontrada por moradores da rodovia BR-163. O animal ficou em observação por dois dias.
De acordo com a responsável pelo ZOOUNAMA, Mary Jane de Carvalho, encontrar animais desse porte não é comum na zona urbana, mas é possível, em virtude da área ser de mata, alagada e possuir igarapés aos redores. “A sucuri tem o tamanho suficiente para engolir uma pessoa. Então a primeira orientação que foi passada foi a de não tentar pegar ou capturar o animal. Os moradores também acionaram o Corpo de Bombeiros que nos ajudaram no processo de controle da cobra”, informou.
O zoológico universitário da Faculdade da Amazônia - UNAMA realiza avaliações antes da soltura do animal no seu habitat. “Fazemos a biometria e uma avaliação veterinária. Em seguida, informamos aos órgãos competente como Ibama, Semma, SEMMAS e ICMBio para que eles também possam auxiliar no processo de soltura do animal. Outros animais silvestres resgatados e que encontram-se em observação também poderão ser soltos na floresta”, explicou.
O zoológico da UNAMA faz o seu papel de orientação junto aos moradores locais. “Já tivemos casos de encontrar um jacaré próximo de comunidades, por isso a orientação repassada é não tentar capturar, pois é muito provável que o animal fique agressivo e reaja com um ataque. O ideal é acionar o corpo de bombeiros ou nos comunicar para que uma equipe especializada faça o resgate e trate desse animal”, alertou Mary Jane.
O ZOOUNAMA possui atividades de resgate de animais silvestres, com o apoio dos órgãos ambientais como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros, de Santarém. Começou atuando na recuperação de animais silvestres pela necessidade de abrigar adequadamente aqueles que chegavam para estudos no curso de Ciências Biológicas da UNAMA. Inicialmente instalado na área da faculdade e atualmente com a área de 147 hectares no bairro da Matinha, tem em seu ambiente mais de 300 espécies identificadas entre aves, mamíferos e répteis.
Por meio da educação ambiental, o zoológico procura passar aos seus visitantes, fatores ambientais, socais e culturais. Todos os dias o espaço recebe visita da comunidade santarena, escolas e acadêmicos para trabalhos científicos de fauna e flora amazônica.
Por Alessandra Fonseca/Ascom UNAMA.