Sonda japonesa tentará pousar em asteroide dia 22
A tentativa está prevista para 8h15 locais (21 de fevereiro, 20H15 de Brasília), com transmissão ao vivo da sala de controle na internet
A sonda japonesa Hayabusa2, atualmente na órbita de um asteroide, tentará tocar o corpo interestelar em 22 de fevereiro, anunciou a Agência Japonesa de Exploração Espacial (Jaxa).
A tentativa está prevista para 8h15 locais (21 de fevereiro, 20H15 de Brasília), com transmissão ao vivo da sala de controle na internet. A operação deveria ter acontecido antes, mas os cientistas precisaram de mais tempo de preparação.
A aventura da Hayabusa2 começou em 3 de dezembro de 2014. A sonda partiu então para uma longa viagem de 3,2 bilhões de quilômetros.
A sonda precisou de três anos e 10 meses para chegar a seu destino. Em junho, o aparelho se estabilizou a 20 quilômetros de Ryugu, asteroide com forma de diamante de 900 metros de diâmetro.
Em outubro, a sonda conseguiu lançar sobre o asteroide um pequeno robô franco-alemão, Mascot, que analisou durante mais de 17 horas a composição do solo deste corpo rochoso primitivo.
Com um processo mecânico de impacto de massa, Hayabusa2 deve realizar uma operação de coleta de poeira.
O objetivo final é contribuir para aumentar o conhecimento de nosso entorno espacial, "para compreender melhor o surgimento da vida na Terra", de acordo com a Jaxa.