Três irmãos retiram estômago para evitar câncer
Eles dizem ter sido uma cirurgia preventiva, já que foram diagnosticados com o gene cancerígeno
Após perderem a mãe e a irmã em decorrência de um câncer no estômago e descobrirem que eram portadores do gene cancerígeno, três irmãos identificados como Tahir Khan, de 44 anos, Sophia Ahmed, 39, e Omar Khan, 27, decidiram retirar o estômago.
As cirurgias aconteceram após os três irmãos, que moram na Inglaterra, passarem por exames que duraram quase três anos. Eles dizem que a cirurgia salvou suas vidas e eliminou o risco de desenvolvimento da doença.
A primeira da família a morrer devido ao câncer no estômago foi a mãe, Pearl Khan, que tinha 49 anos quando faleceu. Já Yasmin Khan, filha de Pearl, tinha 32 anos quando morreu. Por conta de todo esse imbróglio e principalmente após descobrirem que eram portadores do gene, os três irmãos optaram pela retirada do estômago como uma medida preventiva.
Sophia Ahmed foi a primeira dos irmãos a passar pela cirurgia e declarou à BBC que não tem nada além de coisas positivas a dizer sobre a escolha pela retirada do órgão. "Ainda posso comer e fazer tudo, a única questão é controlar o meu peso e minhas deficiências de vitamina", garante Sophia.
Ela ainda confirma que tem que ficar "petiscando" constantemente porque o seu corpo não consegue obter todos os nutrientes que precisa. Mas, Sophia superou expectativas e teve um filho que nasceu dentro das normalidades e saudável.
Já o irmão Tahir Khan diz comer "igual a um cavalo". Por conta da retirada do estômago, a comida que os três irmãos ingerem vai para uma "pequena bolsa" que conecta o esôfago ao intestino.
À BBC, o médico Marc Tischkowitz, especializado em genética médica, aponta que este é um tipo específico de câncer de estômago muito raro e que este gene os portadores podem ter a vida toda. "Significa que eles correm risco de desenvolver câncer a qualquer momento", acentua.