Governo brasileiro reconhece indicado de Guaidó ao BID
Economista Ricardo Haussmann é tido pelo Brasil como governador da Venezuela no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
O governo brasileiro, através do Ministério da Economia, publicou nota à imprensa nessa última sexta-feira (15), comunicando que reconhece o economista Ricardo Haussmann como governador da Venezuela no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), conforme decidiu a instituição. Com a resolução, o BID se torna a primeira organização financeira a aceitar um indicado de Guaidó e a reconhecer seu governo autoproclamado.
Em votação, os representantes, conhecidos como governadores, da Corporação Interamericana de Investimentos (CII), braço do BID para empréstimos ao setor privado, também foram favoráveis à escolha de Haussmann. De acordo com o BID, a nomeação do economista tem efeito imediato.
Sobre Haussmann
O economista já foi diretor do Centro para o Desenvolvimento Internacional e professor de Economia do Desenvolvimento na Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard. Ele também trabalhou como membro do Diretório do Banco Central da Venezuela e ministro do Planeamento do segundo Governo de Carlos Andrés Pérez, entre os anos de 1992 e 1993. Entre os anos de 1994 e 2000, foi economista-chefe do BID.