Maioria dos professores de SP já sofreu agressão de aluno

Relatório do Tribunal de Contas aponta violência como um dos principais problemas da rede pública de ensino na capital

por Nataly Simões ter, 19/03/2019 - 17:44

Quase 70% dos professores de Ensino Fundamental das escolas municipais de São Paulo já foram agredidos verbalmente por alunos, conforme aponta um relatório do Tribunal de Contas do Município, divulgado nesta terça-feira (19). O documento indica que a violência é um dos principais problemas da rede pública de ensino.

De acordo com o levantamento, em 77% das escolas municipais já foram registrados casos de agressão verbal. Entre os professores, 67,9% relataram terem sofrido agressão verbal de aluno ou responsável por aluno.

Em 2018, técnicos do tribunal realizaram vistorias em 46 escolas, onde entrevistaram mais de mil professores, gestores e estudantes durante aproximadamente sete meses. Além das agressões verbais, 16,8% dos gestores e 15,7% dos professores afirmaram terem sido vítimas de agressão física.

O índice de violência física é maior nos bairros de Itaquera e Penha, na Zona Leste, e em Santo Amaro, na Zona Sul. Nessas três diretorias de ensino o percentual de agressão ultrapassou 20%.

O relatório revela ainda que quase metade dos gestores (47,7%) consideram a frequência da ronda escolar realizada pela Polícia Militar insatisfatória. No último ano, 17,8% das escolas da rede municipal foram invadidas, assaltadas ou furtadas, mesmo todas possuindo vigilantes.

COMENTÁRIOS dos leitores