Saiba como proteger os animais domésticos contra o frio

Vestir os bichinhos com roupas e optar por banhos a seco estão entre os cuidados indicados por veterinários

por Nataly Simões qua, 10/04/2019 - 18:31
Pixabay Os pets devem ser vacinados para prevenir doenças como a gripe, que é mais comum no frio Pixabay

Apesar de o inverno ainda não ter começado, o outono já vem apresentando temperaturas mais baixas em diversas regiões do país, deixando muitas pessoas preocupadas com os cuidados que os cães e gatos necessitam no frio. A médica veterinária Thayane Rodrigues, da Comportpet, selecionou para o LeiaJá quatro dicas para manter os animais aquecidos e saudáveis nessa época do ano.

1. Roupas

Embora algumas pessoas acreditem que os pelos sejam suficientes para aquecer os animais domésticos, a veterinária explica a importância das vestimentas para o bem-estar dos bichinhos. “Vestir os pets com roupinhas auxilia a manter o calor dos animais, além de utilizar cobertas para evitar que eles fiquem expostos ao frio e manter as casinhas e caminhas em ambientes aquecidos, longe de correntes de ar”, afirma.

2. Alimentação

Tanto no outono quanto no inverno, o cardápio oferecido aos cães e gatos não precisa sofrer alterações. “Deve-se manter a quantidade normal de ração, sem a necessidade de oferecer mais alimento ao animal”, orienta Thayane. Segundo a veterinária, os donos também devem estimular que os bichinhos tomem bastante água. “O tutor deve ficar atento à ingestão de água, que diminui durante esse período, para evitar doenças renais, principalmente em gatos”, ensina.

3. Banhos

Em relação aos banhos, a veterinária recomenda que ocorram em uma frequência menor do que no verão e sempre em um ambiente aquecido e com água morna. “É indicado dar menos banhos nos animais e preferencialmente em dias menos frios, utilizando água morna e em um local com clima aquecido. O banho a seco, com produtos especializados para isso, também é uma boa opção”, explica.

4. Saúde

No frio, também é importante que os pets sejam vacinados para prevenir doenças como a gripe, que é mais comum nessa época. “Deve-se ficar atento aos sinais de tosse, espirros e secreção ocular e nasal. Caso forem observados, é necessário marcar uma consulta com o veterinário e verificar se todas as vacinas estão em dia”, recomenda a veterinária.

COMENTÁRIOS dos leitores