EUA envia bombardeiros ao Golfo para dissuadir Irã

Os B-52 são bombardeiros pesados de longo alcance, capazes de transportar mísseis de cruzeiro e até armas nucleares

ter, 07/05/2019 - 19:23
PAUL J. RICHARDS EUA pretende dissuadir possível ataque do Irã na região do Golfo Pérsico. PAUL J. RICHARDS

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira o envio de vários bombardeiros B-52 à região do Golfo Pérsico, para dissuadir um possível ataque a suas tropas liderado pelo Irã.

A mobilização, que inclui ainda um porta-aviões, se justifica diante de "sinais claros e recentes de que as forças iranianas e seus aliados estão se preparando para um possível ataque às forças americanas", destacou o Pentágono.

O assessor presidencial de Segurança Nacional, John Bolton, já havia anunciado no domingo o envio ao Golfo de um porta-aviões com seu grupo aeronaval e uma força de bombardeiros.

"O envio do (porta-aviões) USS Abraham Lincoln e de uma força especial de bombardeiros se considera um passo prudente diante das indicações de uma elevada preparação iraniana para realizar operações ofensivas contra as forças americanas e nossos interesses" na região, declarou o porta-voz interino do Pentágono Charles Summers.

Os B-52 são bombardeiros pesados de longo alcance, capazes de transportar mísseis de cruzeiro e até armas nucleares.

O porta-voz do Comando Central das Forças Armadas dos EUA, comandante Bill Urban, disse que a ameaça pode ser terrestre ou marítima, sem dar mais detalhes.

Há um ano, no dia 8 de maio, o presidente americano, Donald Trump, abandonou o acordo internacional firmado em 2015 que para impedir a fabricação por parte de Teerã de uma arma atômica, alegando que o tratado era pouco rigoroso.

Desde então, apesar da permanência de seus aliados europeus no pacto, Trump tem reforçado sua campanha de "máxima pressão" sobre o regime iraniano.

COMENTÁRIOS dos leitores