Universidade oferece curso de português para imigrantes

As inscrições são gratuitas e as aulas começam neste sábado

qua, 08/05/2019 - 16:14

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) vai ensinar português para imigrantes. O curso gratuito é oferecido pelo Laboratório de Investigação em Migração, Nação e Fronteira (Liminar) no campus Guarulhos da Unifesp. 

 O Liminar surgiu em 2009 e o curso gratuito é o primeiro projeto de extensão do grupo, que até então trabalhava só com pesquisa.” A ideia do curso de português surgiu através dos alunos que fazem parte do Liminar, por meio do interesse dos estudantes que participam do projeto e que desenvolvem pesquisas a respeito”, conta José Lindomar Coelho Albuquerque, professor de Ciências Sociais e coordenador de pesquisa do grupo.

O objetivo do projeto é integrar jovens e adultos imigrantes à cultura brasileira. Além do professor que coordena o trabalho, alunos voluntários da Unifesp darão suporte aos participantes do curso. "Ensinar o idioma para quem não tem português como língua nativa, a mediação entre línguas, culturas e significados é sem dúvida o maior desafio", diz Albuquerque. "Uma das dificuldades também é o atual momento que estamos vivendo, de cortes nas universidades públicas, que acaba afetando projetos como este”, conclui .

As aulas começam no dia 11 de maio às 14h e vão até 30 de novembro, sempre aos sábados. As inscrições devem ser feitas pessoalmente no mesmo dia do início do curso. 

Serviço:

COMENTÁRIOS dos leitores