PE: mulher morre após ser picada por cascavel
Lucicleide Cosmo da Silva deu entrada no Hospital da Restauração (HR) no dia 23 de julho
Uma mulher faleceu após ser picada por cobra cascavel em Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco. Lucicleide Cosmo da Silva chegou a ser internada no Hospital da Restauração (HR), no centro do Recife, mas não resistiu.
A vítima não teria conseguido visualizar o tipo de cobra que a picou por ser noite e estar chovendo no dia do ocorrido, 23 de julho. Ela foi encaminhada para duas unidades de saúde de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e só então transferida para o HR, única unidade com soro antiofídico no Grande Recife.
De acordo com o hospital, Lucicleide deu entrada na unidade por volta das 22h do dia 23 com o relato de picada de cobra. Durante o período em que esteve internada, ela esteve desorientada. A paciente faleceu no começo da tarde da segunda-feira (29).
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou a morte por cobra cascavel. Até abril de 2019, ocorreram 425 acidentes com serpente em Pernambuco. Em 2018, foram 967 ocorrências.
O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) indica que, ainda em casa, a vítima de picada de cobra pode lavar o local apenas com água e sabão e seguir para uma emergência. Não é indicado fazer torniquete, tomar remédio ou colocar álcool e querosene no local. Também não é recomendado “chupar o veneno”, pois aumenta as chances de infecção. Em caso de dúvidas, a população pode ligar para o 0800.722.6001, teleatendimento do Centro, que funciona 24 horas por dia.
Referências para Tratamento de Acidentes com Animais Peçonhentos em Pernambuco
Hospital da Restauração – Recife (cobra e escorpião)
Hospital Jaboatão Prazeres - Jaboatão dos Guararapes (escorpião)
Hospital João Murilo - Vitória de Santo Antão (escorpião)
Hospital Belarmino Correia - Goiana (escorpião)
Hospital Mestre Vitalino – Caruaru (cobra e escorpião)
Hospital Regional Ruy de Barros Correia – Arcoverde (cobra e escorpião)
Hospital Professor Agamenon Magalhães - Serra Talhada (cobra e escorpião)
Hospital Regional Inácio de Sá – Salgueiro (cobra e escorpião)
Hospital Regional Fernando Bezerra – Ouricuri (cobra e escorpião)
Hospital Universitário – Petrolina (cobra e escorpião)