Saliva de gato pode transmitir bactérias?

Após a afirmação da atriz Daniela Escobar, o assunto repercutiu nas redes sociais

por Daiane Crema sex, 02/08/2019 - 18:44

Nesta semana, a atriz Daniela Escobar publicou em seu perfil no Instagram que foi mordida por um de seus cinco gatos e que quase perdeu a mão. O post teve grande repercussão na rede social, pois ela afirmou que, apesar de seus animais de estimação serem saudáveis, a saliva da espécie possui bactérias que podem ser agressivas para o ser humano.

Segundo o médico veterinário Carlos Moraes, a afirmação da atriz está correta, mas não só a saliva dos gatos transmitem bactérias, como a de vários animais e também de humanos. "É importante manter a saúde bucal dos bichinhos de estimação em dia, escovar os dentes dos animais diariamente com produtos específicos. Frequentar um veterinário, de preferência odontologista, também é necessário", explica.

Os animais de estimação transmitem doenças por meio da saliva, contato com as fezes ou pulgas e carrapatos infectados, porém é raro que isso aconteça. Mesmo assim, pessoas com sistema imunológico comprometido precisam ficar atenta. "Pessoas em tratamento de quimioterapia, idosos já debilitados e quem realiza tratamento com medicamentos que alteram o sistema imunológico podem ser alvos de infecções", ressalta Moraes.

COMENTÁRIOS dos leitores