Calor na Europa faz geleiras da Groenlândia derreterem

Ilha perdeu 197 bilhões de toneladas de gelo somente em julho

sab, 03/08/2019 - 14:20
Pixabay Pixabay

As altas temperaturas que têm atingido a Europa neste verão causaram efeitos drásticos na Groenlândia. A enorme ilha semiautônoma do território dinamarquês viu suas geleiras se desfazerem e virarem verdadeiros rios e cachoeiras.

Em apenas um dia, 10 bilhões de toneladas de gelo derreteram e se deslocaram para o oceano. O degelo foi registrado pelo Instituto Meteorológico da Dinamarca e teve seu pico na última quarta-feira (31). Os cientistas estimam que, em todo o mês de julho, 197 bilhões de toneladas de gelo derreteram na Groenlândia.

Apesar do degelo ser um fenômeno que ocorre todo ano durante o verão europeu na Groenlândia, desta vez o derretimento foi maior, pois a média dos últimos anos era de 60 a 70 bilhões de toneladas. Para efeitos de comparação, um bilhão de tonelada é o suficiente para encher 400 mil piscinas olímpicas.

Em julho, portanto, o degelo equivaleu a quase 80 bilhões de piscinas olímpicas. As temperaturas marcadas durante esta semana na ilha ficaram de 1 a 3 graus Celsius acima do normal para a época do ano e chegaram a ultrapassar os 20ºC. Isso fez com que 60% da superfície total de camada de gelo derretesse nesta semana, de acordo com simulações realizadas por modelos de computador.

E as estimativas dos especialistas dinamarqueses não são boas. "O calor e os dias ensolarados devem continuar na Groenlândia, ou seja, o derretimento prosseguirá", disse a meteorologista Ruth Mottram, do Instituto.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores