PF alerta para golpe da Turma da Mônica no WhatsApp

Criminosos tentam atrair crianças com a imagem dos personagens de Maurício Sousa para roubar dados do cartão de crédito

por Victor Gouveia ter, 03/09/2019 - 07:48

A Polícia Federal (PF) alerta para um novo golpe envolvendo a imagem da Turma da Mônica. Através do WhatsApp, criminosos usam os personagens da obra de Maurício de Sousa para atrair crianças e roubar dados do cartão de crédito dos pais.

Preocupado com o envolvimento involuntário com crimes de estelionato, desde o dia 30 de agosto a página da Turma da Mônica no Facebook desmente o envio das mensagens.

Além da imagem, a mensagem conta com os seguintes dizeres: “A turma da Mônica está procurando um novo amigo! Quer fazer parte da turminha? Tudo o que você tem que fazer é comentar: 1-O número do cartão de crédito da mamãe. 2- Os 3 numerozinhos atrás. 3-A data de expiração”. A Lei de delitos de informática prevê pena de reclusão entre seis meses e dois anos, além de multa, para quem roubar dados.

Para se proteger de tentativas de golpe, a PF dá dicas aos consumidores. Não deixar os cartões de crédito em locais de fácil acesso; não repassar informações para crianças; memorizar e depois apagar os três últimos números do código de segurança atrás do cartão; além de habilitar que o aparelho celular receba mensagens após confirmação da compra. A entidade reitera o diálogo entre pais e filhos para conscientizar sobre a importância do sigilo de dados pessoais. 

COMENTÁRIOS dos leitores