Recife: ação promove melhorias em cooperativa de catadoras

A iniciativa elaborada pelo projeto Pimp My Carroça também irá realizar uma série de atividades com o objetivo de promover o acesso à arte e a integração entre os catadores e suas famílias

sex, 04/10/2019 - 12:43
Carol Garcia Mural de Finho na Cooperativa dos Catadores de Lauro de Freitas Carol Garcia

A Cooperativa de mulheres catadoras de materiais recicláveis Palha de Arroz, recebe o evento Pimp Nossa Cooperativa 2019, neste sábado (5), das 10h às 17h. A iniciativa elaborada pelo projeto Pimp My Carroça em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife irá realizar uma série de atividades com o objetivo de promover o acesso à arte e a integração entre os catadores e suas famílias, além de realizar melhorias na cooperativa. A ação é patrocinada pela Novelis, empresa líder em laminados e reciclagem de alumínios.

O dia contará com oficinas de stencil, com Joana Liberal; oficina de turbante, oferecida pela Secretaria da Mulher de Recife; contação de histórias e brincadeiras musicais, com o grupo O tapete Voador; práticas terapêuticas; pocket-show de Rayssa Dias; Dj  Rastafl4via; dentre outras atividades.

Somado, 17 artistas visuais, como Rayana Rayo, Naara, Muchacho, Guto e Nomes, irão pintar os muros da cooperativa, constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto.

Para a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, o evento reforça a importância do trabalho dos catadores. “O trabalho que as mulheres de Palha de Arroz fazem é de fundamental importância para a sociedade. Estamos em parceria com o projeto para reforçarmos isso com elas e para integramos a comunidade”, disse.

O evento foi criado em 2017, e já passou por cidades como Salvador e Recife, que ganharão também edições neste ano.

“A ideia central do projeto é promover um mutirão de melhorias e pintura das cooperativas de reciclagem. Para isso, convidamos artistas visuais que, por meio do graffiti, chamam a atenção para o importante trabalho realizado pelos catadores e catadoras. A estimativa, de acordo com o MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis), é de que existam cerca de 1 milhão de catadores no país, responsáveis, segundo o IPEA, por 90% do que é coletado nacionalmente, sendo que, de acordo com a Pesquisa Ciclosoft, realizada pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial de Reciclagem), 83% da população não tem acesso à coleta seletiva”, explica Carolina Pires, coordenadora do projeto.

Confira a programação completa:

10h - Contação de história, com o grupo O Tapete Voador

Rodada de apresentação do Pimp Nossa Cooperativa para as cooperadas

10h às 17h - Atividades de bem-estar e terapias de autocuidado:

                    Práticas terapêuticas, com Mônica Souza

                    Aplicação de Reike, com Deise Correia

                    Auriculoterapia, com Eduarda Moretti

                    Limpeza de pele, com Gisele Bezerra Araújo

11h - Oficina de Brincadeiras Musicais, com o grupo O Tapete Voador

         Oficina de turbante, com Secretaria da Mulher 

13h30 às 15h - Turma 1 da Oficina de Stencil, com Joana Liberal

13h30 às 17h -  Atividades para crianças, com Alegria no Ar: recreação e lazer

14h - Pocket-show de Rayssa Dias

15h30 às 17h - Turma 2 da Oficina de Stencil, com Joana Liberal e DJ Rastafl4via

Embed:

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores