73% dos brasileiros vão às compras de Dia das Crianças

Expectativa é de que o varejo movimente mais de R$ 10 bilhões

por Daiane Crema ter, 08/10/2019 - 15:22
 Arquivo / Agência Brasil 10% dos consumidores pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar presentes para as crianças Arquivo / Agência Brasil

No próximo sábado (12) é celebrado o Dia das Crianças, uma da data que costuma movimentar o varejo. Mesmo em meio a um cenário econômico desafiador, a estimativa é que 73% dos consumidores devem comprar presentes para as crianças este ano. É o que revela uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Segundo o levantamento, a expectativa é de que o varejo movimente cerca de R$ 10,3 bilhões. Apesar dos números expressivos, a maioria dos entrevistados pretendem ter cautela com as despesas. Cerca de 39% dos brasileiros pretendem gastar a mesma quantia em relação ao ano passado, outros 24% vão gastar menos e 21% têm a intenção de desembolsar um valor maior.

A maioria dos entrevistados (77%) afirmam que não costumam gastar mais do que podem para presentear as crianças, porém, 20% assumem que desembolsam acima do que podem, e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para agradar os pequenos. A consequência, na maioria das vezes, acaba sendo a inadimplência.

No ano passado, 11% dos consumidores disseram ter ficado negativados com as compras realizadas no Dia das Crianças. Além disso, 30% dos brasileiros que pretender ir às compras este ano possuem alguma conta em atraso.

Entre os presentes mais procurados estão as bonecas e os bonecos (45%), roupas e os calçados (33%), jogos de tabuleiro (26%), além de brinquedos como carrinhos e aviões (18%). Um dos lugares preferidos pelos consumidores para adquirir os presentes são os shopping centers (45%), embora 39% optem pela internet, que proporciona comodidade em pesquisar e encontrar os presentes.

COMENTÁRIOS dos leitores