Traslado de Nossa Senhora leva multidão às ruas de Belém
Primeira grande romaria do Círio atravessou vários bairros da capital paraense e municípios da Região Metropolitana. Na UNAMA, fiéis saudaram a Virgem.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré arrastou uma multidão de fiés, nessa sexta-feira (11), em Belém-PA, durante a primeira grande procisão do Círio. O ato é considerado uma das maiores manifestações religiosas do Brasil.
Durante a caminhada religiosa, gestores, docentes, acadêmicos e colaboradores receberam, na UNAMA - Universidade da Amazônia, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no campus Ananindeua. A parada na instituição integra uma das ações oficiais da quadra nazarena, que é o translado da imagem para a Região Metropolitana de Belém.
A chegada da imagem foi às 11 horas. Na oportunidade, agentes de segurança que acompanham a romaria, além da direção do Círio e religiosos, fazem uma pausa para se alimentar e repor as energias e continuar o trajeto total de 50 km. O evento é aberto à comunidade.
Para a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, o momento é de alegria e confraternização. "Essa é uma oportunidade vivida há mais de 15 anos pela instituição. Por mais que pareça repetitivo, a emoção não muda. É respeito à Maria. Agradecimento de bênçãos. O momento de devoção e fé que representa a nossa história e de tantos outros paraenses", disse a gestora.
Segundo o professor de Relações Internacionais William Rocha, o Círio sobrepôs a ideia de ser só local e passou a ser conhecido regionalmente, nacionalmente e até internacionalmente. “A gente consegue perceber isso pela quantidade de pessoas na cidade. Isso movimenta economia, cultura, e é uma grande festa, e o natal dos paraenses”, afirmou.
Passagem
Torcedores do Paysandu se reuniram, na frente do estádio da Curuzu, na avenida Almirante Barroso, para prestigiar a passagem de Nossa Senhora no Traslado de Belém-Ananindeua, na manhã deste sábado (11). Na ocasião, os torcedores fizeram um café da manhã e doaram água, alimento e sorrisos aos fiéis que passavam correndo, de carro ou de bicicleta.
Todos os anos, milhares de fiéis seguem a imagem que sai da Basílica Santuário, na Praça Santuário, em Nazaré, até a igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua. Sabendo isso, desde 2014 um grupo de torcedores do Paysandu se reuniu e criou o ponto de apoio Alma Celeste. Os integrantes se reúnem no Estádio Leônidas Sodré de Castro, a Curuzu, e ajudam os fiéis a seguirem o Traslado.
Para Lucival Ferreira, 29 anos, eletrotécnico, um dos responsáveis pelo grupo, ajudar os fiéis é uma forma de fazer o bem ao próximo e a si mesmo. “Espero que a gente possa continuar fazendo pelos próximos anos, porque ajudar os outros faz bem para a gente. Essas pessoas caminham quilômetros e quilômetros para vir ao Círio e fazem sacrifícios muito grandes”, disse o torcedor bicolor.
O Traslado, que saiu às 8 horas, tem percurso de 50 quilômetros e duração de 10 horas. O percurso passa pelas avenidas Nazaré, Almirante Barroso, rodovia BR-316, Cidade Nova, Coqueiro, Paar, Icuí, Maguari, Guajará e Marituba.
Por Rodrigo Moraes e Rosiane Rodrigues